Em Mãe do Rio, Helder participa do plantio da muda de nº 3 milhões em fazenda de remoção de carbono

O governador do estado, Helder Barbalho, fez a plantação simbólica da muda de número 3 milhões de um projeto de remoção de carbono por reflorestamento localizado no município de Mãe do Rio, no nordeste do estado. O projeto fica localizado na Fazenda Turmalina.

Ele está alinhado aos objetivos do Governo do Pará estabelecidos no Plano de Recuperação da Vegetação Nativa (PRVN), por meio do qual o Estado irá recuperar 5,65 milhões de hectares de terra até 2030.

Também no Sistema Jurisdicional de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação florestal (REDD+), que está em plena construção em conjunto com os povos da floresta. O PRVN foi lançado pelo Governo do Pará na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP) de Dubai, em 2023.

Tem como uma de suas ações prioritárias o fortalecimento dos negócios da restauração florestal, criando um ambiente favorável para o investimento privado. “O restauro e o reflorestamento certamente representam uma nova vocação para o estado do Pará”, disse Helder.

“Nós podemos fazer da captura de carbono da atmosfera uma nova economia que gera empregos verdes por meio de uma atividade que está em sintonia com a natureza. Esse exemplo aqui é aquilo que temos defendido”, continuou.

“Antes, aqui havia uma atividade de pecuária que gerava 10 empregos e que agora traz rentabilidade, recupera as áreas com floresta e já gera 30 empregos, mobilizando a mobilidade local. E isso é uma atuação que envolve a sociedade, atividades públicas e que envolve atividades privadas, portanto conciliando vocações”, afirmou.

Foto: Alex Ribeiro / Ag. Pará