Em frente à sede do ICMbio, garimpeiros reclamam de ações de combate a crimes ambientais no Pará

Foto: TV Liberal/Reprodução

Garimpeiros se mobilizaram em Itaituba, no sudoeste do Pará, contra as fiscalizações ambientais na região. Um grupo manifesta na balsa que dá acesso à cidade, enquanto outro, ficou em frente à unidade do Instituto Chico Mendes (ICMBio).

Eles são contrários à presença de agentes da Força Nacional na região em operações de combate a garimpos ilegais. As ações de fiscalizações contra crimes ambientais ocorrem com apoio da Polícia Federal.

As operação atuais ocorrem em terras indígenas e em regiões próximas ao rio Tapajós e inutilizaram equipamentos dos garimpeiros.

Com o protesto, alguns agentes da Força Nacional estão atuando para garantir a segurança da sede do Instituto Chico Mendes.

Não foi detalhado pelas autoridades se houve algum tipo de bloqueio à sede do ICMbio, tentativa de invasão ou se o trabalho do ICMbio foi afetado. O g1 solicitou informações sobre a operação e os protestos ao ICMbio e autoridades envolvidas, mas não recebeu retorno. A Polícia Civil do Pará diz que não recebeu denúncias sobre os protestos.

Em nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) informou que a “Força Nacional de Segurança Pública atua região de Itaituba desde janeiro em apoio ao ICMBio”.

O trabalho é focado em “ações de proteção ambiental nas áreas de atuação do órgão, com ênfase no combate ao desmatamento, extração ilegal de minério e madeira, invasão de áreas federais e combate aos incêndios na vegetação”.

Por g1 Pará e TV Liberal