Em Belém, estão abertas as inscrições para apresentações de grupos juninos

O edital para a inscrição e seleção dos grupos culturais que queiram se apresentar e competir na programação junina do município de Belém, foi lançado pela Prefeitura, em parceria com a Fundação Cultural do Município (Fumbel). A inscrição ficará aberta até o dia 26 de maio de 2023. 

O resultado preliminar da seleção está previsto para o dia 1° de junho e o resultado final deve sair no dia 7 de junho. Para acessar o edital clique aqui. Os grupos culturais convidados a se inscrever foram divididos nas categorias “Mostra Cultural I e II”, “Quadrilhas juninas” e “Misses”. 

Na categoria “Mostra Cultural I e II” estão incluídos Grupos de Pássaros Juninos, Cordões de Pássaros e Bichos, Grupos Parafolclóricos, Bois-bumbá, Grupos de toadas e de carimbó. As Quadrilhas Juninas estão dividas nas subcategorias “Adulto” e “Juvenil”, já as Misses estão divididas nas subcategorias “Caipira”, “Simpatia”, “negritude”, “LGBTQI+” e “Melhor Idade”. 

Os grupos que desejam participar das “Mostras Culturais I e II” devem realizar inscrição exclusivamente pelo [email protected],  com o envio da ficha de inscrição acompanhada dos elementos pedidos e demais anexos, com o título “MOSTRASCULTURAIS2023”.

Já as inscrições das Quadrilhas Juninas e Misses devem ser feitas exclusivamente pelo [email protected], igualmente com o envio de ficha de inscrição acompanhada dos elementos pedidos e demais anexos, com o título “CONCURSO OFICIAL 2023”.

Para se inscrever, será exigido o preenchimento da Ficha de Inscrição e Declaração de Representação do Grupo Cultural (ambos em anexo no Edital).

O representante oficial de cada Grupo Cultural deve enviar, conjuntamente:
– Um breve relato sobre a trajetória do grupo; 
– Cópia legível do próprio RG e do CPF;
– Comprovante legal que contenha os números do PIS/PASEP; 
– Dados bancários, incluindo certidões negativas de créditos tributários federais, de débitos tributários estaduais, da fazenda pública de débitos trabalhistas e certificado de FGTS;
– Comprovante de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
– Cópia legível do Estatuto e da ata de eleição e posse da atual diretoria da Pessoa Jurídica;
– Relação nominal atualizada dos dirigentes da Pessoa Jurídica;
– Comprovante de Endereço da Pessoa Jurídica.

Foto: Alessandra Serrão – Comus