Em Belém, “Arrastão do Círio” do Arraial do Pavulagem celebra a fé e a cultura popular

Neste sábado (7), teve o 21º Arrastão do Círio do Arraial do Pavulagem pelas ruas do centro da capital paraense. O cortejo do Batalhão da Estrela, que já se tornou tradição, encheu o centro histórico da cidade de música, dança e devoção.

Uniu pessoas de todas as idades e origens numa homenagem festiva a Nossa Senhora de Nazaré. O evento é uma realização do Instituto Arraial do Pavulagem, com o incentivo de diversas entidades, entre elas, o governo do Pará.

O Arrastão é conhecido por sua atmosfera brincante e diversificada, que combina elementos religiosos e populares de maneira única. A cada ano, atrai multidões ansiosas por participar dessa manifestação autêntica da cultura paraense. 

Os participantes, muitos deles vestidos com trajes típicos de festa junina, seguiram o percurso com início na Escadinha do Cais do Porto e locais, como a Estação das Docas, o Ver-o-Peso, o Solar da Beira e a Praça do Relógio.

Músicos e dançarinos proporcionaram um espetáculo de ritmos regionais, como o carimbó e batuque, em uma festa que durou horas. 

O ponto alto da programação foi na Praça Dom Pedro II, onde a Banda Arraial do Pavulagem recebeu convidados especiais, como Nilson Chaves, Juraci Siqueira, Vital Lima, Mestre Apólo, Íris da Selva, Allan Carvalho, que agitaram o público.

Foto:  Bruno Cecim / Ag.Pará