Com o objetivo de instalar um novo e complexo Sistema Integrado de Manejo e Gestão de Resíduos Sólidos de Belém, três consórcios enviaram propostas para participarem da concorrência pública para contratação de Parceria Público-Privada. Os consórcios Belém Verde, Natureza Viva e o Gestor de Resíduos de Belém foram os que se mostraram interessados.
Cada consórcio é composto por um aglomerado de empresas das áreas das áreas de engenharia e administração de resíduos sólidos. A abertura das propostas ocorreu na manhã da segunda-feira (31) no auditório da Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento (Segep).
Contou com a presença de representantes dos consórcios, da Procuradoria Geral do Município (PGM) e da Coordenadoria Geral de Licitação (CGL) da Prefeitura de Belém. A partir dessa licitação, o parceiro privado terá a responsabilidade de instalar uma nova Central de Tratamento de Resíduos Sólidos, permitindo a paralisação da atual instalada em Marituba.
Na nova central deverão ser contemplados diversas atividades operacionais como coleta, transbordo, transporte, triagem para fins de reutilização ou reciclagem, tratamento, compostagem e destinação final. As propostas serão agora avaliadas pela Secretaria de Saneamento da capital.
Foto: Joyce Ferreira – Comus