Em Ananindeua, Castramóvel atendeu cães e gatos no Coqueiro

Encerrou na quarta-feira (03) mais uma edição do Castramóvel da Prefeitura de Ananindeua. O serviço foi ofertado durante quatro dias na Paróquia Santo André, na Passagem Santa Lúcia, 130. Foram realizados 100 procedimentos cirúrgicos em gatos e cachorros, que antes da castração receberam avaliação médica e realizaram exames de sangue. 

Nesta ação, houve mudanças no calendário visando diminuir o tempo de espera de atendimentos dos animais, no dia 01 de agosto, dia que iniciou a ação no bairro do Coqueiro, foram realizados as consultas, cadastros e coletas de sangue em 60 gatinhos pela parte da manhã, e em 40 cães pelo turno da tarde, visando melhorar o atendimento, e diminuir a demora no mesmo.

Na terça-feira (02), foram realizados os procedimentos de castração dos felinos. E no dia 3, foram realizados os procedimentos nos caninos.  Com o objetivo de assegurar a população de baixa renda do município serviços de saúde dedicados para cães e gatos, a Prefeitura de Ananindeua criou o programa “Pet Amigo”, que entre as ações desenvolvidas está o Castramóvel, unidade móvel onde são realizadas castrações gratuitas.

O Castramóvel de Ananindeua é um trailer equipado com centro cirúrgico, que pode ser levado para qualquer bairro do município, mas há critérios para a castração como: os tutores dos pets devem ser moradores do bairro que está recebendo o Castramóvel, os animais devem estar saudáveis e com idade entre 07 meses a 03 anos de vida, o animal deve estar em jejum hídrico de 06 horas e sólido de 12 horas para o procedimento cirúrgico. Em caso de cio o animal não poderá ser castrado e em caso de prenhez, somente após o total desmame dos filhotes.

Por prefeitura de Ananindeua

Foto: Ricardo Amanajás