Home BACANA NEWS Efetivo federal vai atuar no treinamento de agentes prisionais da Susipe

Efetivo federal vai atuar no treinamento de agentes prisionais da Susipe

Efetivo federal vai atuar no treinamento de agentes prisionais da Susipe

Foto: Bruno Cecim/Ag. Pará

Por DOL

Os 40 agentes da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP), que chegaram na tarde desta quarta-feira (31) a Belém, vão atuar no treinamento dos novos agentes prisionais da Susipe.

A nomeação de 485 novos servidores para o cargo está marcada para o próximo sábado (3).

O governo anunciou ainda a convocação de 642 excedentes aprovados e não classificados no certame.

Segundo a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), o pedido de apoio dos federais, ligados ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen), já havia sido feito ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Com as mortes no Centro de Recuperação Regional de Altamira (CRRA), na última segunda-feira (29), o governador Helder Barbalho reforçou a solicitação, por meio de ofício, ao ministro do órgão, Sérgio Moro.

O contato em caráter de urgência antecipou a vinda do efetivo para atuação operacional no Estado.

Na conversa com o governador do Pará, o ministro lamentou as mortes e determinou a intensificação das ações de inteligência e prontidão da Força Nacional.

Os agentes atuarão em atividades de guarda, vigilância e custódia de presos. Quatro do total de 40 serão cedidos para Santarém, 4 para Altamira e 4 para Parauapebas, municípios onde serão lotados os novos concursados.

Ainda de acordo com a Susipe, os outros 28 ficarão na Região Metropolitana de Belém, onde serão lotados os demais agentes prisionais. Os federais atuarão junto à Polícia Militar, estabelecendo procedimentos e rotinas operacionais dentro das unidades prisionais. 

Posteriormente, agentes federais de outros estados devem chegar ao Pará e incorporar a FTIP, para atuar da mesma forma, ou seja, acompanhando os novos agentes nas casas penais.