Foto: Bruno Cecim/Ag. Pará
Por DOL
Os 40 agentes da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP), que chegaram na tarde desta quarta-feira (31) a Belém, vão atuar no treinamento dos novos agentes prisionais da Susipe.
A nomeação de 485 novos servidores para o cargo está marcada para o próximo sábado (3).
O governo anunciou ainda a convocação de 642 excedentes aprovados e não classificados no certame.
Segundo a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), o pedido de apoio dos federais, ligados ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen), já havia sido feito ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Com as mortes no Centro de Recuperação Regional de Altamira (CRRA), na última segunda-feira (29), o governador Helder Barbalho reforçou a solicitação, por meio de ofício, ao ministro do órgão, Sérgio Moro.
O contato em caráter de urgência antecipou a vinda do efetivo para atuação operacional no Estado.
Na conversa com o governador do Pará, o ministro lamentou as mortes e determinou a intensificação das ações de inteligência e prontidão da Força Nacional.
Os agentes atuarão em atividades de guarda, vigilância e custódia de presos. Quatro do total de 40 serão cedidos para Santarém, 4 para Altamira e 4 para Parauapebas, municípios onde serão lotados os novos concursados.
Ainda de acordo com a Susipe, os outros 28 ficarão na Região Metropolitana de Belém, onde serão lotados os demais agentes prisionais. Os federais atuarão junto à Polícia Militar, estabelecendo procedimentos e rotinas operacionais dentro das unidades prisionais.
Posteriormente, agentes federais de outros estados devem chegar ao Pará e incorporar a FTIP, para atuar da mesma forma, ou seja, acompanhando os novos agentes nas casas penais.