A prefeitura de Belém realizou, na quinta-feira, 10, uma visita técnica à praça dos Estivadores, localizada no Boulevard Castilhos França, no bairro da Campina, em Belém. O local irá sediar o projeto do Boulevard da Gastronomia – que será um grande corredor gastronômico -, idealizado pela prefeitura de Belém e com atuação de seis secretarias.
O prefeito Edmilson Rodrigues destacou a importância do projeto para a gastronomia e para o comércio local, uma vez que a capital paraense recebeu o título internacional de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Unesco.
“Nós estamos em uma parte importante do centro histórico de Belém, a começar pelo Boulevard Castilho França, onde será implantando o Boulevard da Gastronomia. Trata-se de um grande espaço em que o comércio e a gastronomia popular – que vai desde a vendedora de tacacá, de tapioquinha, da maniçoba, até a vendedora de peixe frito – terão espaço para mostrar o seu trabalho, além também do envolvimento de grandes e médias empresas, que serão valorizadas”.
O projeto está orçado em aproximadamente R$ 5 milhões de reais e tem o objetivo de movimentar a economia, o turismo e a gastronomia popular.
Durante a visita técnica, o prefeito de Belém, secretários, vereadores e a comissão técnica do Boulevard da Gastronomia fizeram um circuito por vários prédios históricos da cidade, pois a meta é viabilizar a reforma desses casarões. “Em 2022 várias obras serão realizadas, como o Palacete Pinho, a antiga sede da Fumbel na praça da Sé, a Sefin, o Museu de Arte de Belém (Mabel), o palacete Antônio Lemos”, afirmou Edmilson Rodrigues.
Por Agência Belém
Foto: Mácio Ferreira/Agência Belém