Fiéis católicos participaram da cerimônia de assinatura da ordem de serviço da execução das obras Conservação e Restauração da Basílica de Nazaré e Requalificação da Cripta da Basílica Santuário, após uma missa.
O Arcebispo de Belém Dom Alberto Taveira participou do ato e fez a consagração da benção. O Projeto de restauração e conservação da Basílica Santuário é uma realização do Ministério da Cultura, do Instituto Cultural Vale e das obras sociais da Paróquia de Nazaré.
O projeto foi contemplado por meio da lei de incentivo à cultura do Governo Federal, que ordena a ordem de serviço para a execução das obras. A ordem de serviço foi assinada por Antonio Fernando Wanderley Moreira, representante da empresa Link da Amazônia, responsável pela obra, o presidente das obras sociais da Paróquia de Nazaré, Padre Francisco Cavalcante Júnior e o arcebispo de Belém Dom Alberto Taveira.
Ao final da assinatura, o arcebispo deu a benção e agradeceu por participar desse momento histórico da paróquia. A proposta de intervenção busca integrar com medidas de conservação, inclusive as preventivas, os materiais que sofreram desgaste natural e de uso ao longo do tempo.
Além da restauração do santuário, o projeto prevê a realização de ações de educação patrimonial para alunos do ensino médio da rede pública, a confecção de um livro sobre as obras de restauro e um documentário sobre o processo de intervenção da obra.
Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará