Foto: Secom/GESP
O governador de São Paulo, João Doria, respondeu ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), nesta quarta-feira (11), dizendo que a falta de vacinas é “incompetência do governo federal” e que a cidade de São Paulo segue as regras do Plano Nacional de Imunização.
Ao reclamar de falta de vacinas, Paes sugeriu em suas redes sociais que o estado de São Paulo entregasse diretamente a CoronaVac “sem intermediários” para a cidade do Rio de Janeiro, como supostamente ocorreria com a capital paulista.
“João Doria, não tem como mandar doses direto da CoronaVac para cá, não? Sem intermediários, como você está fazendo com a Prefeitura de São Paulo?” perguntou o prefeito marcando o governador no Twitter após dizer que a cidade do Rio enfrenta a escassez de vacinas.
Também em sua conta do Twitter, Doria afirmou que mesmo com doses extras faltam vacinas no estado porque o Ministério da Saúde não entregou doses prometidas.
“11.2 milhões de vacinas estocadas e ñ distribuem. Pref. SP segue padrão de td país: Estado recebe doses do PNI e distribui p/ municípios. Aqui compramos doses extras e ainda assim falta, pq ñ recebemos doses prometidas pelo Min. Saúde”, disse.
Paes afirmou nesta quinta-feira que a vacinação por idade no Rio não volta. O prefeito explicou que as doses entregues nesta madrugada pelo Ministério da Saúde são insuficientes para cobrir todos os cariocas de 24 anos.
“Recebemos nessa manhã só 37.962 doses. Para vacinar o grupo de 24 anos, precisamos de 68 mil. Não vamos usar nosso estoque de segunda dose. Com isso, suspenderemos a vacinação da primeira dose de amanhã [quinta]”, postou Paes.
“Só lembrando: o Rio com muitos caso de delta, e o estoque do ministério é 11,2 milhões de doses”, emendou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/S/m/TtX7UhQdKVzrP3WK2ypA/tuite-doria.jpeg)