Foto: Divulgação
O Ministério da Defesa vai condecorar o deputado federal José Priante (MDB-PA) com a Medalha do Pacificador e com a Medalha do Exército Brasileiro. A condecoração acontecerá em solenidade a ser realizada na próxima sexta-feira (23), às 10 horas, no Quartel-General do Exército, em Brasília, com a presença do ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva.
Não é a primeira vez que o Ministério da Defesa homenageia o deputado. Em outubro de 2016, no governo Michel Temer, Priante também foi condecorado pela pasta com Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico.
A nova homenagem foi comunicada ao parlamentar no dia 15 de julho. Quase um mês depois, exatamente no dia 14 de agosto, Priante foi eleito presidente da Comissão Especial instalada na Câmara dos Deputados para discutir a chamada “reforma da previdência dos militares”.
Trata-se do projeto de lei (PL 1.645/19) que muda as regras do sistema de proteção social das Forças Armadas, alterando soldos, pensões e tempo de serviço dos militares do Exército, Marinha e Aeronáutica.
Trabalho da Comissão
A primeira reunião da comissão acontece nesta quarta-feira (21), às 11h30, no plenário 3 da Câmara dos Deputados. Na reunião, em que está prevista a eleição dos três vice-presidentes, o deputado federal Vinicius Carvalho (PRB-SP), relator do projeto, deve apresentar o plano de trabalho da comissão.
Priante pretende que seja também aprovado o calendário de audiências públicas para ouvir não só o ministro da Defesa e a cúpula das Forças Armadas, mas também representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiro dos estados, duas categorias não contempladas no projeto do governo.