Home BACANA NEWS Denúncia diz que Prefeito e Hydro selecionam quem recebe água em Barcarena

Denúncia diz que Prefeito e Hydro selecionam quem recebe água em Barcarena

Denúncia diz que Prefeito e Hydro selecionam quem recebe água em Barcarena

A crueldade humana – ainda mais a praticada por quem foi flagrado em crime ambiental e depois confessou o crime – parece não ter limites.

Direto da comunidade quilombola do Burajuba, chega ao Ver-o-Fato a denúncia às autoridades e um apelo dramático. E quem o faz é a presidente da Associação dos Caboclos, Indígenas e Quilombolas da Amazônia (Cainquiama) Maria do Socorro Silva, a “Socorro do Burajuba”, doente de câncer, perseguida e jurada de morte.

Em áudio enviado ao Ver-o-Fato, ela relata que a Hydro, obrigada a distribuir água mineral às comunidades atingidas pela contaminação dos rejeitos químicos de sua indústria de bauxita, está escolhendo a dedo quem deve receber ou não os garrafões. Os que defendem seus direitos e participam de manifestações contra a Hydro estão alijados e não recebem uma gota d’água.

Isso é uma canalhice sem tamanho, além de perversidade, contra pessoas pobres e doentes em razão do envenenamento que sofrem por manter contato ou consumir águas poluídas pela Hydro em Barcarena. Diz o áudio, na voz de dona Socorro:

“Boa noite, Carlos Mendes, “Linha de Tiro”, deixa eu fazer uma denúncia: eu, Maria do Socorro Costa da Silva, presidenta da Cainquiama e moradora do Burajuba. A diretoria da associação, por não estar do lado da Hydro, o que está acontecendo? Estão passando por algumnas casas e não estão deixando água.

Na minha casa tem duas semanas que a gente está sem água. Eu tô com uma parida, com um neném que foi operado – a mulher que pariu, teve que operar o neném -, estou com um rapaz e o meu marido, que é doente. Enfim, quero fazer essa denúncia.

O prefeito (Carlos Antonio Vilaça) e a Hydro estão indicando quais as casas para entregar a água, não estão respeitando o que foi dito que era pra fazer, entregar nas comunidades. Estão escolhendo as casas. Quem fala mal deles não pode receber água. É uma denúncia que eu, Socorro do Burajuba, faço”.

Alô, MPF, MPPA, Justiça. O que vocês vão fazer?

Blog Ver o fato