Cultura em sintonia com o meio ambiente e a educação é debatida em Fórum

Nos dois painéis realizados durante o Fórum Internacional de Cultura, Sustentabilidade e Cidadania Climática, no Teatro Gasômetro, em Belém, o protagonismo local e a integração das políticas públicas de cultura, meio ambiente e educação foram pautas abordadas.

Tudo em meio às discussões prévias à Cúpula da Amazônia, que começou nesta terça-feira (8). O debate sobre cultura e educação teve as participações do secretário de Educação do Pará, Rossieli Soares; da jornalista Marta Porto e do professor e economista João Cláudio Arroyo.

A mediação foi de Joana Machado, coordenadora de Educação do Campo das Águas e das Florestas do Pará.  A jornalista e crítica cultural destacou ainda a importância do Programa de Educação Integral lançado recentemente pelo Governo Federal, além da necessidade de promover práticas de bem viver para vencer os desafios da sociedade.

O quarto e último painel do Fórum debateu o tema “Políticas Públicas Integradas para uma Cultura Climática e de Sustentabilidade”. A mediação foi de Valéria Kurovski, secretária Executiva de Cultura do Tocantins, que propôs uma reflexão acerca do papel da cultura na construção de um modelo social sustentável.

Também participaram do painel Marcos Apólo, secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, e Márcio Tavares, secretário Executivo do Ministério da Cultura. O momento também propiciou ao público fazer perguntas aos palestrantes. No final da tarde, a secretária de Cultura do Pará, Ursula Vidal, e os demais secretários e secretárias de Cultura da Amazônia Legal lançaram uma carta.

Nela, contém os desafios e apontamentos dos gestores para a cultura da Amazônia, consolidando o compromisso dos participantes com o futuro da região. A leitura da carta teve novamente a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Foto: Pedro Aranha – Secult