‘Cultura de Fé’ abre com projeção artística e show musical do SESI para o Círio

O mês de outubro chegou e com ele a efervescência cultural em Belém, por ocasião do Círio de Nazaré. Para reforçar a agenda de atrações da capital, o Teatro do SESI realizará por mais um ano a programação ‘Cultura de Fé’, que abre nesta quinta-feira (05), abertura de projeção artística na av. Almirante Barroso e com o show musical ‘Nosso Brega Por Elas.

A partir das 18h30, o SESI abre uma projeção com imagens fotográficas e animações sobre o Círio de Nazaré, tudo na avenida Almirante Barroso, principal corredor de tráfego de Belém. A artista visual paraense Roberta Carvalho é quem assina a direção artística e curadoria das intervenções.

Em seguida, às 20h, terá início o show ‘Nosso Brega por Elas’. As cantoras Hellen Patrícia, Lucinnha Bastos, Rebeca Lindsay e Valéria Paiva dividirão os vocais interpretando alguns dos bregas mais conhecidos e pedidos do grande público. A apresentação terá ainda a participação especial dos compositores Firmo Cardoso, Sandro Aragão e Nelsinho Rodrigues.

“Iniciamos a programação ‘Cultura de Fé’ em 2020 e, desde então, se tornou um dos pontos altos da nossa agenda anual. Buscamos valorizar artistas e manifestações paraenses, que tenham grande identificação com o público e o resultado é muito positivo. Contribuir para a cultura em um período tão especial para quem mora e visita Belém tem sido muito especial e temos certeza que em 2023 não será diferente”, conclui Ana Cláudia Moraes, gerente do Teatro do SESI Pará.

Programação – Nos dias 13 e 14 e outubro, será a vez da tradicional peça ‘Ver de Ver-o-Peso’ retornar aos holofotes do Teatro do SESI. A montagem se passa em uma das feiras mais famosas do Brasil e faz uma crítica social a partir da rotina dos feirantes e visitantes do espaço. As frutas, ervas, o sincretismo religioso, os urubus, a xepa e outros elementos são o cenário da história que é encenada há cerca de 40 anos.

Já no dia 20 de outubro é a vez de uma das mais potentes vozes do estado estrear seu novo trabalho. Mariza Black, cantora com mais de 20 anos de atuação na cena cultural paraense, apresentará novas canções ao público. Ela é intérprete de escolas de samba em Belém, Ananindeua e Mosqueiro e integra o coletivo ‘Tem mulher na roda de samba’, que reúne e apoia inserção das mulheres no samba.

Para finalizar com chave de ouro o mês, no dia 28 de outubro, às 19h, será a estreia da Orquestra Sustentável do SESI que apresentará o show ‘Amazônia Musical’. A OSS é uma iniciativa inovadora realizada pelo Teatro do SESI, com estudantes de Belém, Ananindeua e Icoaraci e tem como objetivo desenvolver nos alunos habilidades artísticas de música, em especial na área percussiva e divulgar a riqueza da cultura amazônica.

O espetáculo terá a participação especial da Marujada de São Benedito, de Bragança; Boi Malhadinho; Pássaro Junino Tucano; do músico Félix Robato e sua filha, Maria Helena; e do músico Argentino Neto.

Serviço: Abertura da programação ‘Cultura de Fé’, realizada pelo Teatro do SESI. A partir das 18h30, nesta quinta-feira (05), na Almirante Barroso, 2540 (com entrada pela Dr. Freitas).

Por Ascom

Foto: Sesi