Home BACANA NEWS Crise na Bolívia: Evo Morales deixa o país e parte rumo ao México, onde ficará asilado

Crise na Bolívia: Evo Morales deixa o país e parte rumo ao México, onde ficará asilado

Crise na Bolívia: Evo Morales deixa o país e parte rumo ao México, onde ficará asilado

Foto: CARLOS GARCIA RAWLINS / REUTERS

Por GaúchaZH

O ex-presidente Evo Morales anunciou nesta segunda-feira (11) que está deixando à Bolívia e partirá rumo ao México, onde recebeu asilo político. O governo mexicano mandou um avião de sua força aérea para buscá-lo em Chimoré, no Estado de Cochabamba.

“Irmãs e irmãos, parto rumo ao México, agradecido pelo desprendimento do governo desse povo irmão que nos deu asilo para preservar nossa vida. Dói-me abandonar o país por razões políticas, mas sempre estarei ao seu lado. Logo voltarei com mais força e energia”, escreveu o ex-presidente no Twitter.

Morales renunciou ao cargo no domingo (10). Nesta segunda, o México ofereceu asilo ao político. O secretário de Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, definiu como “lamentáveis” os últimos acontecimentos e disse que o governo mexicano decidiu oferecer asilo a Morales “por razões humanitárias e em virtude da situação de urgência enfrentada na Bolívia, onde sua vida e integridade correm risco”.

Segundo ele, o México tem tradição em proteger exilados ao longo de sua história.

— As portas estão abertas para os que precisem abandonar seus países por perseguição política e outras causas — afirmou Ebert.