Crescem 2% em dois anos as vagas de trabalho destinadas ao público LGBT+

De acordo com a plataforma Vagas.com, o volume de anúncio de vagas destinado ao público LGBTQIAPN representado pela bandeira arco-íris registrou aumento de 2% em dois anos, saltando de 487 no primeiro semestre de 2021 para 496 no mesmo período deste ano.

Os desafios, todavia, não acabam. Além de inserir nos postos de trabalho, ativistas e especialistas destacam que é preciso promover a inclusão desses profissionais em um ambiente laboral mais harmônico. Por outro lado, ainda que a inclusão esteja crescendo, o preconceito ainda persiste.

De acordo com levantamento divulgado pelo LinkedIn, oito em cada 10 pessoas LGBTQIAPN sentem-se confortáveis para compartilhar a identidade de gênero e a orientação sexual no ambiente de trabalho, mas, 43% relatam ter sofrido discriminação, principalmente por meio de piadas e comentários homofóbicos por parte de pares e superiores. 

E a percepção não é exclusiva a quem sofre na pele. Entre os profissionais heterossexuais, 53% relataram alguma situação discriminatória devido à orientação sexual ou identidade de gênero de colegas. Os entrevistados afirmaram, ainda, que há pouca representatividade no mercado de trabalho, principalmente, pela falta de pessoas trans.

Na pesquisa, 77% dos entrevistados sentem falta de profissionais transgêneros no mercado de trabalho formal.

Foto: reprodução