Core-PA homenageia representantes comerciais no Hangar

Foto: Divulgação

Evento reconheceu o esforço e dedicação dos profissionais da categoria

No último sábado, o Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado do Pará (Core-PA) e o Sindicato dos Representantes Comerciais do Estado do Pará (Sirecom), promoveram uma noite especial de homenagens e valorização no Hangar: a “Honraria do Troféu – Representante Comercial Padrão Core-PA e Sirecom-PA 2023”. O objetivo era homenagear os grandes nomes da categoria atuante no Estado. A noite de celebração foi realizada pela JK Eventos.

Dentre as atrações musicais da noite, a Banda Baile e o artista Elvis da Amazônia fizeram a alegria do público. Mais de 40 profissionais foram homenageados durante a festa, e receberam a honraria que visa engrandecer e reconhecer o esforço e dedicação por seu trabalho. “É uma honra trabalhar com profissionais que persistem em continuar crescendo e que se mantem firmes em sua trajetória. Temos orgulho de prestigiá-los pelo seu crescimento e desenvolvimento, e por serem pilares da nossa economia”, enfatiza Hely Ricardo de Lima, diretor-presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado do Pará (Core-PA).

A homenagem reuniu lideranças do setor e possibilitou o networking, contribuindo para o desenvolvimento do comércio no Pará e no Amapá. “É uma oportunidade que abre espaço para novas ideias, parcerias, projetos, gerando outras formas de crescimento, de emprego e de renda e movimentando os Estados, já que o representante comercial é uma profissão imprescindível para a economia do País como um todo”, explica Hely.

O Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado do Pará (Core-PA) é uma entidade prestadora de serviço público, cujas finalidades consistem em fiscalizar o exercício da representação comercial do estado, habilitar profissionais por meio do registro, tanto pessoas físicas empresas, normatizar os limites da atuação profissional, julgar e aplicar o código de ética e orientar a categoria, fortalecendo a classe e dando mais credibilidade e segurança a todos, além de oferecer benefícios aos afiliados. No âmbito federal, o Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere), é a entidade máxima que fiscaliza, normatiza, orienta, julga e dá suporte aos demais conselhos regionais.

Profissão em alta no mercado

Dados do Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere), apontam que em 2022 foram contabilizados 42.744 novos registros profissionais para o cargo de representante comercial, registrando um crescimento em relação aos anos anteriores. O Linkedin, maior rede social profissional do mundo, sinalizou um aumento de 34% no período de 2015 a 2019, ocupando o terceiro lugar no ranking das carreiras em ascensão no mercado.

“É uma atividade de extrema importância para o comércio e para a economia, que envolve pesquisa de mercado, estratégias e abordagens personalizadas, e claro, relacionamento com o cliente, para que este venha ser fidelizado. É uma categoria que está sempre por dentro das tendências do mercado, e dessa forma conseguem identificar oportunidades de negócios e alcançar a meta estabelecida, fazendo com que a economia aqueça e avance”, esclarece Hely Ricardo.

“A exemplo disso temos a COP30, um evento de grande porte que acontecerá em nossa cidade, cujas demandas de abastecimento dependerão da atuação dos representantes comerciais e que aquecerão todos os setores, como os setores de alimentos, eletrodomésticos, equipamentos etc. Tudo isso passa pela intermediação desse profissional. Por isso possuímos cooperação técnica com a Associação Paraense de Supermercados (ASPAS) e Associação de Distribuidores Atacadistas do Estado do Pará (ADAPA), para que o trabalho possa fluir com mais eficácia. Vale lembrar que o pequeno e médio varejo também vão se abastecer dos distribuidores e atacados que são um elo onde os representantes comerciais atuam”, acrescenta.

Segundo o Confere, o setor econômico da representação comercial tem uma expressiva participação no PIB brasileiro. “Com base nisso a profissão vem ganhando reconhecimento e sua força de trabalho é valorizada mundialmente, estando presente em todos os lugares, tanto na indústria e no varejo, quando na vida de qualquer cidadão. Por isso é uma profissão regulamentada por lei desde 1965, onde o registro profissional é indispensável para a segurança jurídica e comercial da atividade”, finaliza Hely Ricardo.

De acordo com Hely Ricardo, em relação à participação da mulher na representação comercial, houve um aumento de 34%. “É um dado de bastante influência, pois mostra uma mudança de cenário onde vemos a mulher atuando de forma participativa, conquistando seu espaço e fazendo a diferença. O que para nós é muito importante, pois mostra a potência da mulher junto ao mercado”, ressalta Hely Ricardo.

Confira a lista dos homenageados da noite:
Adonis Gantuss
Alessandra Bresson
Ariosto da Silva Gonçalves
Bruno Machado de Lima
Carlos Edinaldo David Silva
Carlos Fernando Moreira Dias
Carlos Sobral
Carmem Coutinho
Darlison Azulay
Diogo Bezerra Gois
Edson Bruno Martins Galvão
Francisco de Araújo
Iran Bezerra
Frederico Decio Valezi Junior
Gustavo Viana
Jesiel Trajano
Nicodemos de Jesus Fernandes Silva
João Guilherme Freitas
José Carlos de Melo
José Cícero da Silva Filho
Klerinson Rodrigo
Lauriel Pires
Leandro Silva de Sousa
Leonardo Souza
Luis Fernando de Souza Stein
Marcos Maurício Magno
Paulo França
Ricardo Bandeira
Rita de Cássia
Roberta Batista
Roberto Nascimento
Silvia Junges
Tasso Cartagena
Thadeu Alexandre Von Grapp Santos
Vera Ana Farias Arrais