Home BACANA NEWS Convocado pelo Papa, arcebispo de Belém não vai participar do Círio 2019

Convocado pelo Papa, arcebispo de Belém não vai participar do Círio 2019

Convocado pelo Papa, arcebispo de Belém não vai participar do Círio 2019

Foto: Reprodução

Por Portal Santarém, com informações do Roma News

A Arquidiocese de Belém informou nesta segunda-feira, 30, que o arcebispo da capital Dom Alberto Taveira Corrêa e dois auxiliares, Dom Irineu Roman e Dom Antônio de Assis Ribeiro, não participarão do Círio 2019.

O desfalque se dá em virtude do trio ter sido convocado pelo Santo Padre, Papa Francisco, para participarem do Sínodo para a Amazônia que será realizado entre os dias 06 e 27 de outubro.

Esta é a primeira vez que Dom Alberto não conduz as romarias do Círio, desde o início de sua gestão em Belém, em 2010.

Por causa desta ausência, o arcebispo fez um convite ao Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, para a condução das principais celebrações no segundo final de semana de outubro. Outros 10 bispos do Brasil foram convidados para celebrações das missas na quadra nazarena.

O QUE É SÍNODO?

O Sínodo é uma instituição permanente da Igreja Católica que foi criada pelo papa Paulo VI, em resposta aos desejos dos padres do Concílio Vaticano II. A intenção é manter vivo o espírito de colegialidade nascido na experiência conciliar.

Em outubro, a Igreja retoma a célebre frase do papa Paulo VI “Cristo aponta para a Amazônia”. Convocada pelo papa Francisco, a assembleia sinodal terá como tema “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”.

BISPO DOM ALBERTO

Dom Alberto Taveira Corrêa (Nova Lima, 26 de maio de 1950) é um bispo católico brasileiro. Foi bispo auxiliar de Brasília, primeiro arcebispo de Palmas e o atual arcebispo de Belém do Pará.