Foto: Reprodução
Por Portal Santarém, com informações do Roma News
A Arquidiocese de Belém informou nesta segunda-feira, 30, que o arcebispo da capital Dom Alberto Taveira Corrêa e dois auxiliares, Dom Irineu Roman e Dom Antônio de Assis Ribeiro, não participarão do Círio 2019.
O desfalque se dá em virtude do trio ter sido convocado pelo Santo Padre, Papa Francisco, para participarem do Sínodo para a Amazônia que será realizado entre os dias 06 e 27 de outubro.
Esta é a primeira vez que Dom Alberto não conduz as romarias do Círio, desde o início de sua gestão em Belém, em 2010.
Por causa desta ausência, o arcebispo fez um convite ao Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, para a condução das principais celebrações no segundo final de semana de outubro. Outros 10 bispos do Brasil foram convidados para celebrações das missas na quadra nazarena.
O QUE É SÍNODO?
O Sínodo é uma instituição permanente da Igreja Católica que foi criada pelo papa Paulo VI, em resposta aos desejos dos padres do Concílio Vaticano II. A intenção é manter vivo o espírito de colegialidade nascido na experiência conciliar.
Em outubro, a Igreja retoma a célebre frase do papa Paulo VI “Cristo aponta para a Amazônia”. Convocada pelo papa Francisco, a assembleia sinodal terá como tema “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”.
BISPO DOM ALBERTO
Dom Alberto Taveira Corrêa (Nova Lima, 26 de maio de 1950) é um bispo católico brasileiro. Foi bispo auxiliar de Brasília, primeiro arcebispo de Palmas e o atual arcebispo de Belém do Pará.