Consumidores de Xinguara terão redução na taxa de iluminação pública

Foto: Divulgação

Mais de 21.400 unidades consumidoras de Xinguara deverão ser beneficiadas com a redução de mais de 40% na taxa de iluminação pública. O prefeito Moacir Pires de Faria encaminhou à Câmara Municipal proposta de redução da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), que deverá ser analisada pelos vereadores em sessão extraordinária nesta sexta-feira (22).

A prefeitura estima que a redução trará uma economia anual de R$ 1,5 milhão para os consumidores. O comércio, propriedades rurais, aposentados, pensionistas, pessoas com deficiência, pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e templos religiosos serão beneficiados.

As unidades consumidoras rurais terão ampliada a faixa de isenção da iluminação pública para até 500 quilowatts (kW). No comércio, a isenção será no consumo de até 400 kW. Já para as famílias de baixa renda, aposentados, pensionistas, pessoas com deficiência, autistas e templos religiosos a faixa de isenção subirá de 50 kW para 100 kW.

O prefeito Moacir Pires de Faria se mostra entusiasmado com o projeto. “A redução da contribuição de iluminação pública terá um alcance social importante, beneficiando famílias de baixa renda e incentivando os setores comercial e rural, fundamentais para a geração de emprego e renda, impactando positivamente o desenvolvimento econômico de Xinguara”, diz.

Para fazer frente aos custos da proposta, a prefeitura entregará, nos próximos 90 dias, uma usina fotovoltaica que produzirá energia solar para compensar os valores que deixarão de ser arrecadados da contribuição de iluminação pública.