Construção do novo Santuário em Belém vai fomentar o turismo religioso no Pará

Detalhes do projeto do Complexo Santuário Nossa Senhora de Nazaré foram divulgados em coletiva de imprensa no auditório Dom Vicente Zico, Centro Social de Nazaré, em Belém.

O Governo do Pará vai investir R$ 48 milhões na construção do Complexo Santuário Nossa Senhora de Nazaré, uma grande estrutura que será integrada ao Centro Arquitetônico de Nazaré, Basílica Santuário e outros espaços relacionados.

A iniciativa busca amplificar o acesso dos fiéis, garantindo mais segurança e conforto, ao mesmo tempo, estimulando o turismo religioso e cultural, bem como a movimentação econômica, durante todos os 365 dias do ano, e não somente durante as festividades da quadra nazarena.

Conforme a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), as obras devem começar entre o fim deste ano e o início de 2025, e durar cerca de dois anos. O Novo Santuário de Nossa Senhora de Nazaré será construído em parte do terreno do estacionamento da Basílica de Nazaré.

Ficará de frente para a Rua Dom Alberto Ramos e para a Praça Santuário, integrando-se à Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, Praça Santuário, com o Centro Social, Casa de Plácido, Museu Memória, Estação dos Carros e com o parque.

Pelo projeto apresentado, serão dez mil metros quadrados de área construída, incluindo estacionamento para carros e motos no subsolo; térreo com nave para 2.670 lugares, presbitério, capela, sacristia, enfermaria, banheiros, loja, secretaria.

Terá também salas de padres, lanchonete e recepção; mezanino com nave para 1.700 lugares; 1º pavimento com dois novos museus; 2º pavimento com centro administrativo; 3º pavimento com salão de exposições, estúdio de TV e área de imprensa; torre de três níveis; mirante com cafeteria e terraço com imagem de Nossa Senhora de Nazaré, além de outros espaços.

Foto: DFN