Foto: Copetramma/Divulgação
Por G1 Santarém
A atual estrutura da Escola Municipal Afrânio Lins de Almeida, em Monte Alegre, no oeste do Pará, tem deixado preocupado pais, alunos e servidores. O prédio apresenta inúmeros problemas estruturais, o que tem prejudicado o aprendizado da classe estudantil. Nesta segunda-feira (4), foi protocolado um documento na Prefeitura solicitando a interdição em caráter de urgência da escola.
O pedido foi feito pelo Conselho Popular Pela Ética e Transparência Administrativa de Monte Alegre (Copetramma), que acompanha a situação da escola.
No documento foram destacados os motivos pelos quais a interdição se faz necessária. De acordo com o Conselho, a estrutura do forro de madeira coloca em risco a vida dos alunos dentro da sala de aula, pois está comprometida por cupins. Também não há iluminação e ventilação nesses espaços.
No ofício é destacado que os banheiros usados pelos alunos estão danificados e sem condições de uso, e a fossa apresenta vazamentos pelas laterais e odor muito forte; a estrutura do telhado também está danificada; e o espaço para a prática esportiva não tem cobertura, o que compromete as atividades de educação física.
Outro problema apontado pelo Conselho é a fiação elétrica antiga, que aumenta os riscos de curto circuitos e incêndios.
O G1 tentou contato por telefone e e-mail com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Semec) e até a última atualização desta matéria não teve resposta.