Foto: Divulgação
A programação acontece entre os dias 24 a 26 de outubro, no campus Ananindeua
Os conflitos do Oriente Médio são pautas na 18ª Simulação da Organização das Nações Unidas (Sionu) da UNAMA – Universidade da Amazônia. A programação acontece entre os dias 24 e 26 de outubro, das 8h às 19h, no auditório 1 da UNAMA Ananindeua. A novidade deste ano é a participação de alunos do Ensino Médio.
A Sionu é um evento anual e organizado pelos alunos do 6° semestre do curso de Relações Internacionais da Instituição. Trata-se de uma simulação da reunião da Assembleia Geral da ONU e serve de preparação aos acadêmicos para os encontros internacionais, que eles podem atuar como líderes e/ou diplomatas.
Esse ano, o tema é “A arquitetura da guerra no Oriente Médio: dinâmicas e perspectivas no Sistema Internacional”. Cada equipe precisa defender um país, levantando propostas, vetos, intervenções, desafios e soluções para um dos cenários geopolíticos, considerando os idiomas oficiais (inglês, espanhol, árabe, russo, chinês e francês).
Segundo a professora Lygia Ferreira, responsável pelo projeto, a Sionu trabalhará em três eixos. “No projeto, vamos ter abordagens sobre Segurança Internacional, Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário e, por fim, Desenvolvimento Socioeconômico”, explica.
A docente reforça como a programação vai além do que já é debatido em sala de aula. “Essa simulação permite ao aluno vivenciar a realidade das reuniões oficiais da ONU. Tem um impacto prático para o pensamento crítico e compartilhamento de experiências, além do aprimoramento das relações”, reforça Lygia.
A programação é aberta ao público e os estudantes interessados em participar podem se inscrever presencialmente. Outras informações, acesse: unama.br.
Sionu
A Simulação de Organização das Nações Unidas é um evento que está presente em diversas Instituições de Ensino Superior, especialmente nos cursos de Relações Internacionais. Na UNAMA, ela ocorre há 18 anos. A iniciativa visa proporcionar um ambiente prático para o exercício da diplomacia entre os alunos e tem a missão de preparar o egresso para analisar e propor políticas sobre questões atuais e pertinentes em âmbito mundial.