Com a pavimentação dos 48 quilômetros da Rodovia PA-322, que liga os municípios de São Miguel do Guamá e Bonito, no Nordeste do Estado, o Governo do Pará vai ampliar a mobilidade na região, com reflexos diretos no escoamento da produção local. A Ordem de Serviço para o início das obras foi assinada na tarde desta sexta-feira (25), em São Miguel do Guamá, pelo governador Helder Barbalho.
Sobre a obra na PA-322, o governador ressaltou a importância para a região, porque “não liga apenas São Miguel do Guamá a Bonito. Essa via liga duas regiões do Estado, da Belém-Brasília (BR-010) ou região do Capim/Guamá, com a região da Pará-Maranhão, que pega o Caetés, na região do Salgado. Efetivamente, é uma estrada de interligação”.
“Será possível, por exemplo, vir de Capanema para Paragominas sem precisar ir a Santa Maria do Pará para pegar a BR-010, porque essa estrada promove o encurtamento entre as regiões. É estratégia de desenvolvimento, de valorização das terras aqui em volta, para o produtor de mandioca, dendê, para o pecuarista grande ou pequeno. Todos terão uma estrada que valoriza a terra e diminui o frete. Isso significa que deve vir mais empreendimento e emprego e renda para a região”, frisou o governador.
O chefe do Executivo disse que serão abertas duas frentes de serviço, uma de Bonito a São Miguel, e outra no sentido inverso, para que os trabalhos sejam concluídos antes do próximo período de chuvas.
Também foi assinado convênio entre o governo do Estado e a Prefeitura para aquisição de 100 mil litros de diesel, destinados às máquinas que serão usadas na recuperação de 62 quilômetros das vicinais Torres e São Mateus, em São Miguel do Guamá.
O convênio resulta de demanda apresentada por vereadores de São Miguel. “Todos sabemos que são muitas estradas, e sozinha a Prefeitura não tem como fazer toda a manutenção das vicinais. O acordo é a Prefeitura entrar com o maquinário e o governo com o combustível. Temos que dar as mãos para ajudar esse Estado a dar certo”, informou o governador.
Por Agência Pará Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará