Com foco na COP30, Belém vai oferecer cursos à população

Por meio do Banco do Povo de Belém, novos cursos estão sendo contratados para o programa de qualificação profissional Donas de Si junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O objetivo é preparar a população local para usufruir das oportunidades de emprego e renda que surgirão por conta do evento.

Ao todo, deverão ser contratados 27 cursos, com o investimento previsto de R$ 500 mil (meio milhão) para a oferta de 1.166 vagas ainda este ano. A meta é que igual valor seja investido para o primeiro semestre de 2024. O Donas de Si oferece cursos gratuitos à população de Belém contratados junto às instituições de excelência e com a expedição de certificados com validade nacional.

O programa já atingiu o resultado de 1.800 pessoas concluintes de cursos. Neste mês de maio, o contrato com o Senac está sendo renovado por mais um ano, oportunidade em que novos cursos estão sendo contratados para serem oferecidos à população. Entre a relação de cursos já conhecidos dos belenenses – como informática básica, corte e costura, corte de cabelo e outros – vão se somar os novos cursos voltados para a COP-30.

São eles: Inglês para comerciários (60 horas-aula), Operador de áudio (200h), Adobe Premiere Pro-edição e finalização de vídeos (48h), Edição de imagem (20h), Fotografia com Smartphone (20h), Barista (160h), Culinária sem glúten (20h), Confeitaria vegana (40h), Auxiliar de cozinha (40h), Agente de limpeza e conservação (160h).

Também Técnicas de limpeza e conservação de ambientes (40h), Camareira em meios de hospedagem (160h), Camareira- técnicas, hospedagem e lazer (40h) e Recepção de hotéis: operação e procedimentos (36h). As aulas acontecerão nos modernos laboratórios das instalações do Senac. 

A renovação desse contrato continua em fase de conclusão. A previsão de abertura de novas inscrições é para o próximo mês de junho. Tudo isso em função de Belém ter sido confirmada como sede da COP 30, a convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas, em 2025.

A Prefeitura já está se preparando para esse evento de importância mundial, que vai atrair muitos visitantes de várias partes do mundo, exigindo investimentos.

Foto: Joyce Ferreira – Comus