Home Esporte Com 12 desfalques, Fortaleza segura empate sem gols com Grêmio

Com 12 desfalques, Fortaleza segura empate sem gols com Grêmio

Com 12 desfalques, Fortaleza segura empate sem gols com Grêmio

Mesmo desfalcado de 12 jogadores que contraíram o novo coronavírus (Covid-19), o Fortaleza segurou o empate sem gols com o Grêmio. A igualdade deste sábado (9) à noite, na Arena Castelão, pela 29ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, acabou sendo melhor para os cearenses pelas circunstâncias, apesar da situação da equipe na tabela.

O empate levou o Leão do Pici aos 32 pontos, na 15ª posição, quatro pontos a frente do Bahia, primeiro time na zona de rebaixamento. A diferença para o Z-4 pode cair se os baianos e o Vasco, que está em 16º, vencerem seus compromissos no domingo (10). Os gaúchos foram a 49 pontos, na quinta colocação, e podem ver a distância para o G-4 (que dá vaga direta à fase de grupos da próxima Libertadores) e para o líder São Paulo (que é de sete pontos, no momento) aumentar no desenrolar da rodada.

Os dois tricolores terão a semana cheia para treinos. O Grêmio abre a 30ª rodada da Série A na próxima sexta-feira (15), às 21h30 (horário de Brasília), contra o Palmeiras, no Allianz Parque, em São Paulo. O Fortaleza terá outro rival gaúcho pela frente. No domingo (17), o Leão enfrenta o Internacional no Beira-Rio, em Porto Alegre, às 20h30.

Grêmio perdeu a chance de dormir na vice-liderança.
Grêmio perdeu a chance de dormir na vice-liderança.

Grêmio perdeu a chance de dormir na vice-liderança. – Lucas Uebel/ Grêmio FBPA/ Direitos reservados

Os primeiros 20 minutos na Arena Castelão foram animados. Aos oito, na sequência de um bate-rebate na área, o atacante Diego Churín finalizou sem goleiro, mas o chute do gremista explodiu no zagueiro Wanderson. Quatro minutos depois, o Fortaleza respondeu com Romarinho, que tabelou com o também atacante Wellington Paulista e bateu em cima do goleiro Paulo Victor. Já aos 16, o atacante Pepê foi lançado pelo meia César Pinares, invadiu a área pela direita e chutou na rede pelo lado de fora.

Aos poucos, a intensidade do jogo caiu, com as equipes intercalando passes errados. Nos acréscimos, um contra-ataque iniciado após uma defesa de Paulo Victor poderia ter colocado o clube gaúcho à frente. Churín recebeu no meio-campo e lançou Pepê em velocidade. O atacante tocou na saída do goleiro Felipe Alves e mandou para as redes. Após mais de cinco minutos de paralisação, a arbitragem de vídeo (VAR) viu impedimento do gremista e o árbitro Jefferson Ferreira de Moraes anulou o gol.

A etapa final começou com o Fortaleza tentando explorar os contra-ataques pelas laterais. Aos oito minutos, após cruzamento de Romarinho, o atacante Osvaldo apareceu na área pela esquerda, com liberdade, mas Paulo Victor salvou. O Grêmio foi se encontrando. Aos 13, Pinares bateu falta rente ao travessão. Três minutos depois, o atacante Alisson pôs na área e o zagueiro Rodrigues mandou por cima. Aos 25, o meia Thaciano apareceu às costas da zaga e chutou cruzado, mas Felipe Alves fez boa defesa.

O Fortaleza adiantou as linhas e diminuiu o espaço de ação gremista, mas sem criar lances de perigo. Nos minutos finais, o cenário se inverteu, com os gaúchos passando a ocupar por mais tempo a área dos cearenses. Aos 41 e aos 44 minutos, o atacante Ferreira buscou a finalização. Na primeira investida, Felipe Alves defendeu. Na segunda, chutou próximo à meta rival. O duelo perdeu ritmo nos acréscimos e o placar acabou não sendo mais alterado.

Confira a classificação da Série A do Campeonato Brasileiro.