Coluna do Bacana #6: Por Marcelo Marques

Foto: Reprodução

Fechou

O famoso restaurante Lá em Casa inaugurado por dona Anna e o chef Paulo Martins, encerrou suas atividades. Já não estava bem faz um tempo. Estava funcionando comandado pela filha de Paulo na Estação das Docas.

Auxílio

O Governo do Pará inicia, nesta quinta-feira (25), as inscrições referentes ao auxílio direto para diversas categorias e profissionais como uma das medidas de enfrentamento aos impactos econômicos e financeiros da pandemia de Covid-19.
O benefício será pago em cota única no valor de R$ 500 para cabeleireiros, barbeiros, esteticista, guia de turismo, maquiadores, manicures, garçons, instaladores de som em aparelhagens, DJs, assistentes de palco, operadores de áudio, técnicos de iluminação, músicos intérpretes e educadores físicos autônomos. O site da Secult e do Banpará são alguns que recebem o cadastro.

Marituba

Nessa quinta começa a vacinação para pessoas de 60 a 64 anos em Marituba.

Estação Gourmet

Eles anunciaram que o buffet em Nazaré a partir do dia 31 ficará fechado sem data para retorno, por conta de todas as dificuldades nesse tempo de pandemia . Mas: “esperando que tudo passará e voltemos à normalidade”.

Nem poste escapa

Segundo a Equatorial, 700 postes de energia foram atingidos por veículos no ano passado. Em Santarém foram 282 batidas em postes, Belém, com 187 ocorrências. Itaituba teve 97 postes atingidos, 21 em Altamira, 19 em Castanhal e Marabá 18.

Hoje em Ananindeua

Hoje a vacinação em Ananindeua parte para pessoas com 60 anos ou mais. PS: a palavra idoso para definir alguém, como andam usando, me parece altamente pejorativa. Pessoas são pessoas, esse negócio de classificar alguém por idoso, não gosto não.

Sem máscara

O deputado delegado Caveira apareceu em uma foto em uma plenária na Alepa sem máscara. Disse que estava tomando café. Na primeira foto divulgada, é verdade. Na segunda foto ele estava bem sentadinho ao lado do presidente Chicão, esse sim com máscara – provavelmente inquieto com o colega desmascarado.
Vale lembrar que na Alepa o número de pessoas que já foram infectadas é grande, até por isso o presidente montou novo esquema de trabalho para preservar os funcionários.
Dia desses um grupo de parlamentares no plenário foi fotografado também sem máscaras.

Tartaruga preguiçosa.

Quem serão os prefeitos que vão ganhar o troféu tartaruga preguiçosa ? Do total de 626.131 vacinas distribuídas pelo Governo do Pará aos 144 municípios do Estado, apenas 400.145 doses foram aplicadas na população até hoje. Assim, um total de 255.986 vacinas estão em território paraense, mas ainda sem uso. Dados da Sespa.

Anvisa

Agora a Anvisa impôs quais tipos de máscaras podem ser usadas em aeronaves e nos aeroportos.
Então fica alerta: Bandanas, lenços e protetores faciais do tipo “face shield” usados sem máscaras por baixo não serão permitidos, assim como máscaras de acrílico ou de plástico transparente e as que possuem válvula de expiração, mesmo que sejam profissionais.
As máscaras de tecido confeccionadas artesanal ou industrialmente com material como algodão e tricoline continuam permitidas, mas devem possuir mais de uma camada de proteção e ajuste adequado ao rosto.

Doação

Teve doação da MB Capital e Stada Hotéis e 5 a Sec de Leandra Priante, para a segunda onda da pandemia nas comunidades carentes de Belem , através dos voluntários da Assembléia de Deus , liderada pelo pastor Philipe Câmara .

Álcool

Dados da Associação Brasileira do Estudo do Álcool e outras Drogas mostra que na pandemia o consumo de álcool nas distribuidoras subiu em 2”38% e nos mercados em 27%

Unimed de Todos

É o nome da chapa de oposição a atual diretoria, pro comando da Unimed.

Ikea

A fábrica da Tramontina localizada em Icoaraci vai exportar seus produtos, com base em madeira, para a rede americana que vende móveis, objetos de decoração e utilidades domésticas Ikea. Negócio de dois milhões de dólares.

Pescado

O governo do estado reeditou decreto proibindo na semana santa a retirada de pescado do Pará.

Kits

Fábrica Esperança está produzindo/confeccionando 25 mil peças para os moradores de rua de Belém. 15 são egressas do sistema penitenciário. Os kite tem máscaras. Ano passado foram produzidos 10 mil máscaras por dia distribuídas na periferia.

Mosqueiro

Foi criada pela prefeitura de Belém uma clínica de campanha em Mosqueiro. Nela acontecerá a triagem dos casos de COVID dos demais.

Maneschy

O secretário de estado Carlos Maneschy se recupera bem em São Paulo. Agora faz fisioterapia no próprio quarto do hospital.

60 ou mais

Helder pretende vacinar todas as pessoas de 60 anos acima na próxima semana em todo o estado, chegando as vacinas previstas pelo Ministério da Saúde, marcadas para chegar na quarta-feira da próxima semana.

E-commerce

Partindo na frente, as Lojas Eletromoveis acabam de lançar o primeiro ecommerce do setor de móveis e produtos de decoração do Pará. A família Barros sempre foi pioneira, um dos motivos do sucesso de seus empreendimentos. acessando por esse link lojaseletromoveis.com.br

Figueiras

O Deputado estadual Fábio Figueiras voltou a trabalhar depois de 18 dias com COVID. Assustado com os efeitos da doença.

Marituba

O Ginásio Poliesportivo de Maritiba agora está sendo utilizado para atendimento a pessoas com COVID.

Natura

Esse mês a fábrica da Natura em Benevides completa sete anos. Por lá são produzidos cerca de 415 mil sabonetes ao ano, grande parte com extratos amazônicos, o que representa 80% da produção nacional da marca.
O sabonete de açaí é um sucesso absoluto.

Pátio

O Pátio que será construído em Val de cans para as aeronaves que vão sair do Aeroclube terá 37 mil metros quadrados. Com entrada pela avenida Pará.
Deve ficar pronto em dezembro, quando então o governo do estado inicia a construção do Parque da Cidade, na área da Júlio César.

Carta

65 dos 81 senadores do país assinam carta enviada ao G20, aos países produtores de vacina, a ONU e a OMS pedindo socorro para o país, ou seja; disponibilidade de vacinas. Os 3 senadores paraenses assinaram

Música

O sambista paraense Arthur Espíndola lança música falando do atual momento pelo qual todo o mundo está passando. Escute em primeira mão aqui instagram.com/tv/CMs1OaFBEpt…

Ribeirinhos

A prefeitura de Barcarena, ao contrário de muitas que estão com vacina mas não estão vacinando, está levando a vacinação para a casa de ribeirinhos.

Zero

Nenhum óbito de pessoa privada de liberdade por covid-19 foi registrado até hoje no sistema penitenciário do Pará, por meio da implantação e execução do Plano de Contingência da Seap, administrada por Jarbas Vasconcelos. Estes, que recebem máscaras para uso e utilizam álcool, contam ainda com espaços limpos e desinfectados diariamente.
O controle para entrada nas casas penais, de forma rigorosa, também foi uma medida essencial para manter os custodiados a salvo. Os custodiados classificados como grupo de risco, permanecem isolados dos demais. Além disso, uma casa penal está separada como porta de entrada para novos presos, que ficam em quarentena antes de serem transferidos para as devidas unidades prisionais.

Sangue

O Ministério da Saúde realizou na terça-feira (23) o dia D da campanha “Meu Sangue Brasileiro”, para incentivar a doação voluntária e regular de sangue. Até agora, não houve desabastecimento no país, mas, em 2020, por causa da pandemia de covid-19, houve queda no número de doações de aproximadamente 20%.

Remédio

Um remédio para combater a covid-19. Nessa intenção é que a farmacêutica Pfizer está trabalhando. A droga apresentou resultados satisfatórios nos testes em laboratório e deve, agora, seguir para a fase clínica (com humanos), segundo comunicado oficial da companhia.
Caso a nova fase de testes prove eficácia e segurança do medicamento, o remédio poderá ser prescrito no início da infecção, para bloquear a replicação viral antes que os pacientes tenham sintomas mais graves e necessitem de internação. Para cumprir essa tarefa, o medicamento se “liga” a uma enzima chamada protease para impedir a replicação do vírus.

Trabalho

O Ministério Público do Trabalho (MPT) recebeu 40.279 denúncias relacionadas à Covid-19 em um ano. É o que aponta novo levantamento realizado pela instituição, divulgado na última quarta-feira (17). Até o dia 15 de março, foram ajuizadas 468 ações civis públicas, firmados 443 termos de ajuste de conduta (TACs) e promovidas 563 mediações.
Também foram expedidas 14.084 recomendações a autoridades do poder público e empregadores e instaurados 11.465 inquéritos civis relacionados à pandemia. Os resultados foram alcançados pela instituição com o apoio do Grupo de Trabalho Covid-19 (GT Covid-19), criado em 17 de março de 2020 para propor e coordenar iniciativas que reduzem os impactos da pandemia e garantem mais proteção aos trabalhadores.

Queijo

O Queijo do Marajó, foi reconhecido como Indicação Geográfica (IG) pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A certificação tem como finalidade valorizar a atividade tradicional na Ilha do Marajó, garantindo a abertura de mercado para o setor que já existe há mais de 250 anos.
E o chamado Selo de Procedência, que certifica a qualidade, os procedimentos e ingredientes de preparo e a origem do produto, um dos mais conhecidos da culinária paraense. Essa é a segunda concessão de Indicação Geográfica recebida pelo Estado do Pará.
A primeira aconteceu em janeiro de 2019, quando o cacau produzido no município de Tomé-Açu também foi certificado.

Crimes

Conforme dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) na segunda-feira (22), há mais de 30 dias, 72 dos 144 municípios do Pará não registram nenhum homicídio, latrocínio ou lesão corporal seguida de morte, ou seja, Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).

Depois a culpa é da imprensa

O site da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrava na terça que o Brasil baronil foi responsável por 31% das mortes globais por covid em 24 horas (2.438 óbitos do total de 7.863). Na semana anterior não foi lá tão diferente assim: o país liderou as mortes, com 26% do total mundial.

O vilão arroz

De acordo com pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA), divulgada na terça-feira, 23, o preço do quilo do arroz teve alta de 1,20% em fevereiro, em Belém, em relação ao mês anterior. O levantamento do Dieese, semanalmente afere o preço do quilo do arroz (tipo 1, tipo 2 e parboilizado), comercializado em supermercados da capital paraense.
A pesquisa atestou alta acumulada de 3,04% somente neste ano. Porém, mais alarmante é o índice acumulado nos últimos 12 meses, alcançando 76,39%, contra uma inflação de 6,22% (INPC/IBGE) calculada para o mesmo período. Em fevereiro de 2020, o preço médio do quilo do arroz era de R$ 2,88.
Em dezembro daquele ano, já custava em média quase o dobro, R$ 4,93. Em janeiro deste ano, o produto era comercializado em média a R$ 5,05. Em fevereiro, era vendido a R$ 5,08. Na cesta básica, segundo o Dieese, a previsão de consumo mensal de arroz por trabalhador no Pará é de 3,60 Kg.
Assim, o gasto total no mês passado atingiu R$ 18,29, com um impacto de 1,80% em relação ao salário-mínimo atual. Segundo a entidade, tendência para março ainda é de alta no preço do produto.

Mais leitos

Na tarde da terça-feira (23), o Governador Helder Barbalho anunciou a abertura de mais 319 leitos clínicos e de Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) para tratamento da Covid-19 no Pará. O número corresponde tanto ao número de leitos clínicos como de UTI para atender a todas as regiões do Estado. Com a ampliação, o número de leitos no Pará sobe de 1443 para 1762.

Curionópolis

A prefeitura de Curionópolis decretou na tarde desta quarta-feira, 24, lockdown no município. A medida restritiva passa a valer amanhã, quinta-feira, 25 e terá duração de 12 dias. O decreto assim como em outras cidades, suspende temporariamente as atividades não essenciais, visando a contenção da pandemia no âmbito da cidade.

Custo Brasil

Estudo do Ministério da Economia afirma que empresas brasileiras gastam 1,5 trilhão de reais a mais por ano do que a média dos demais países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O motivo? O famigerado Custo Brasil. O valor agregado desse conjunto de dificuldade estruturais, burocráticos e econômicas do Brasil significa 22% do PIB. Para as empresas, o capital humano tem maior peso estimado em 320 bilhões de reais, seguido pelo custo para honrar tributos, de mais ou menos 280 bilhões.

Fofocódromo

De Marabá vem a informação que Tião Miranda planeja lançar um bocado de candidatos a deputado estadual na próxima eleição. Bom, não me perguntem o motivo, mas os moradores da cidade sabem quem ele quer acertar com essa.