Home BACANA NEWS ‘Ciranda das Artes’ promove oficinas de documentário para web e fotografia artesanal em Santarém

‘Ciranda das Artes’ promove oficinas de documentário para web e fotografia artesanal em Santarém

‘Ciranda das Artes’ promove oficinas de documentário para web e fotografia artesanal em Santarém

Foto: Talita Aragão/Divulgação

Por G1 Santarém

Iniciantes na arte da fotografia e do audiovisual terão a oportunidade de participar gratuitamente de oficinas que ocorrerão em Santarém, no período de 27 a 29 de agosto e 16 a 18 de setembro. A iniciativa faz parte do Projeto Ciranda das Artes realizado pelo Ministério da Cidadania e pela organização não governamental Namazônia.

O projeto também tem patrocínio de uma rede atacadista através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com a parceria da Prefeitura de Santarém por meio das secretarias municipais de Cultura e Educação e da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Comunidade e Extensão (Procce).

A Oficina de Audiovisual com foco em documentário para web acontecerá de 27 a 29 de agosto, de 14h às 18h, e será ministrada pelo produtor Rodrigo Viellas. A ideia é apresentar as etapas de um vídeo para internet desde o roteiro à edição. O curso terá momentos na sala 307 no campus Amazônia da Ufopa e gravações externas em Alter do Chão, pois o resultado final da oficina será um curta metragem sobre o Sairé 2019.

Já a oficina de Fotografia Artesanal ocorrerá de 16 a 18 de setembro, de 08h às 13h, nas salas 427 e 310 do campus Amazônia da Ufopa e será ministrada por Tiago Silveira, fotógrafo que desenvolve em Santarém uma obra antropológica e documental.

Ciranda das Artes

O projeto iniciado em abril através da Lei Federal de Incentivo à Cultura direcionado aos alunos das escolas públicas de Santarém, busca realizar ações integradas desenvolvendo atividades nas áreas da cultura, cidadania e meio ambiente através da promoção de ações em bairros populares da cidade.

O Ciranda de Artes compreende ações envolvendo oferta gratuita de oficinas de iniciação à fotografia (Caixa Mágica e fotografia artesanal), audiovisual, desenho, dança regional e de rua, jornal na escola, artes circenses, violão popular e DJ.