O tema do Festival Internacional do Chocolate e do Cacau, que será realizado no período de 17 a 20 deste mês é “O Pará na Bioeconomia da Amazônia”. O Chocolat Amazônia 2023 ocorrerá no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia e contará com a participação de pelo menos 500 produtores e empresários do segmento.
Simultaneamente, o público poderá apreciar também o melhor da produção de flores e plantas genuinamente amazônicas no Flor Pará, que reunirá agricultores familiares e comerciantes do segmento. O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau).
A organização é da MVU Eventos, idealizadora do Festival Internacional do Chocolate e do Cacau, que ocorreu pela primeira vez em 2009, na cidade de Ilhéus, na Bahia. Belém será a quarta cidade a receber a programação, que já foi realizada em Salvador e Ilhéus (BA), e em Altamira.
Ainda este ano, o evento segue para Linhares (ES), Brasília (DF), Porto (Portugal), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP). O Chocolat Amazônia oferecerá, além de produtos variados que estarão ofertados para a venda ao público, uma vasta programação cultural como, por exemplo, o Show Cooking, que é um espaço com execução de receitas ao vivo por renomados chefs.
O espaço disponibilizará, também, workshops e gastronomia com receitas à base de chocolate. As crianças também terão um espaço próprio não apenas para se divertir, como também para aprender brincando a fazer produtos de chocolate.
Além do Kids Cooking, a programação infantil terá o Flor Kids onde serão realizadas oficinas de jardinagem para despertar o interesse das crianças no cultivo de mudas.
Foto: Marcelo Costa – Ascom Sedap