Home Chefe do Legislativo é homenageado com Mérito da Navegação na Amazônia

Chefe do Legislativo é homenageado com Mérito da Navegação na Amazônia

Chefe do Legislativo é homenageado com Mérito da Navegação na Amazônia

O presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado Márcio Miranda, foi agraciado com a Comenda Mérito da Navegação na Amazônia, na noite desta sexta-feira (19/01). O evento promovido pelo Sindicato das empresas de Navegação Fluvial e Lacustre e Agências de Navegação do Pará (Sindarpa), aconteceu em Belém. A condecoração ao chefe do Legislativo do Pará se deu em razão dos serviços que a Alepa vem prestando a população paraense.

“Ser agraciado na condição de deputado estadual, é para mim uma homenagem também aos 41 parlamentares que desenvolvem atividades no Parlamento. Tenho a honra de liderar aquela Casa e compreender que o papel de cada um dentro da Alepa é passageiro, mas durante o período em que estamos como representantes do povo, temos direitos e deveres e o dever é sempre estar em sintonia com a sociedade, atender seus anseios e angustias. Nós traduzimos em leis ou decretos aquilo que será de benefício para a população, intermediamos entre o caminho e a solução. Em nome dos que compõem o Sindarpa, quero agradecer a todos vocês que ao longo de décadas cruzam os rios da nossa Amazônia”, destacou o chefe do Legislativo.

O presidente do Sindicato, Eduardo Lobato Carvalho, ressaltou que a homenagem ao deputado Márcio Miranda é significante. “A Alepa tem colaborado com as necessidades do Sindicato, assim como a do Estado. Há o diálogo quando procuramos e levamos ali nossos anseios, nossa classe é atendida, e isso se dá pelo trabalho do presidente da Casa”, ressaltou Eduardo Carvalho.

Além do presidente Márcio Miranda, o Comandante do 4O Distrito Naval de Belém, Vice- Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, o Almirante Edervaldo também receberam o Mérito da Navegação na Amazônia. Da mesma forma, aconteceu a a entrega da Medalha Jornalista Alyrio Sabbá ao capitão de mar e guerra José Alexandre Santiago da Silva, capitão dos Portos do Pará e Amapá; ao o delegado Dilermando Dantas Jr, diretor do Grupamento Fluvial da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará- Segup; e proprietários de empresas de navegação que atuam no Pará.

O sindicato das Empresas de Navegação Fluvial e Lacustre e Agências de Navegação do Pará existe há 68 anos no Pará. Ele atua em defesa do transporte hidroviário da região, trabalhando com projetos das hidrovias Tocantins-Araguaia, Guamá-Capim, Marajó e Tapajos-Teles Pires Jurema. Foi constituído para fins de estudos, coordenação, proteção e representação geral da categoria econômica das empresas e agentes de navegação marítima, fluvial e lacustre na base territorial do Pará, com o objetivo de colaboração com os poderes públicos, visando a economia da região, o profissional e o interesse nacional.

O jornalista Alyrio Sabba, realiza há mais de 40 anos uma coluna especializada em navegação em um jornal da capital paraense e iniciou seus trabalhos de jornalista no Serviço de Navegação da Amazônia e Administração do Porto do Pará- Snapp, extinto através do Decreto 61.600 de setembro de 1967, iniciando então, a atual Companhia das Doca do Pará- CDP.

Os agraciados são membros da Sociedade e Amigos da Marinha, Somar-Pará, que desenvolve atividades socioculturais em apoio à Marinha, prestando assistência nas ações de cidadania as comunidades e ribeirinhos do Estado. O evento contou com a presença também dos deputados Celso Sabino; Júnior Ferrari; do prefeito de Santa Isabel do Pará, Evandro Watanabe; integrantes e parceiros que colaboram com o desenvolvimento da Navegação na Amazônia.

Texto: Andrea Santos