Chamado ao CIOp realiza sonho de criança em conhecer policiais militares

Foto: Divulgação

O Centro Integrado de Operações (Ciop), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Segup), teve uma chamada diferente da rotina de atendimento na esta semana. O canal, utilizado para chamadas de urgência e emergência, foi utilizado por uma mãe, moradora do bairro da Pratinha, em Belém, para informar sobre o sonho do filho em conhecer agentes da Polícia Militar do Pará (PMPA) e perguntar a possibilidade de registrar o encontro em uma foto.

O coordenador e oficial de Operações, capitão César Monteiro, que atua direcionando as chamadas para os batalhões e responsável por realizar o atendimento à mãe, entendeu inicialmente, que o encontro seria um presente de aniversário para o menino e também providenciou uma pequena festa, juntamente com a ida do efetivo do 24º Batalhão da Polícia Militar, até a residência. Ao chegar lá, entretanto, os agentes foram surpreendidos ao descobrir a admiração da criança pelo trabalho feito pela polícia e que, na verdade, só gostaria de uma foto.

Durante a chamada, a mãe também informou sobre como o filho sempre fica animado ao ver uma viatura passar pela rua da casa da família e tinha curiosidade de andar em uma. “A 2ª tenente Jamille, do 24º BPM, juntamente com sua guarnição, fez uma ronda no perímetro e tirou várias fotos com o garoto. Quando ele desceu, disse assim: ‘Pronto, mãe. Estou saindo de serviço e estou voltando para casa’. A gente vê que a imagem que fica para a população é que uma criança tem a polícia militar como herói”, comentou o capitão.

O menino também usa com frequência o fardamento da instituição adaptado ao seu tamanho e, durante o passeio dentro da viatura pelo bairro, contou aos policiais sobre o sonho de ser um PMr. Ualame Machado, Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, avalia que este tipo de aproximação entre os agentes de segurança do Estado e a população paraense humaniza a imagem do policial e reforça o compromisso com a sociedade.

“Além da atuação na segurança, atitudes como essa demonstram o compromisso social e a importância dele no trabalho efetuado pela polícia e demais órgãos. Também é importante considerar que o trabalho desenvolvido, além de gerar resultados nos índices de criminalidade, também possui um impacto positivo na imagem da instituição dentro da comunidade, especialmente na juventude”, concluiu o titular da Segup.

Texto: Esther Pinheiro (supervisão de Walena Lopes)

Por Agência Pará