Centro de Cuidados Paliativos do Ophir Loyola é inaugurado nesta terça

Será entregue pelo Governo do Pará nesta terça-feira, 30, o serviço especializado em cuidados paliativos, um alento aos pacientes portadores de doenças incuráveis, avançadas e em progressão.

Quando a capacidade funcional está comprometida e as condições clínicas exigem o monitoramento dos sintomas e a intervenção imediata de profissionais especializados, o serviço se torna essencial para o usuário.

E para atender essa demanda oncológica, o Hospital Ophir Loyola (HOL), há mais de 20 anos presta esse tipo de acompanhamento, ganhará um prédio específico para esse atendimento, o primeiro Centro de Cuidados Paliativos Oncológicos (CCPO) da Região Norte do Brasil.

O objetivo é estabelecer condições necessárias à assistência em cuidados paliativos oncológicos, promover o controle da dor e demais sintomas e proporcionar o acompanhamento e intervenção psicológica, social e espiritual de usuários que lidam com doenças oncológicas com maior potencial de ameaça à vida.

O Centro possui uma área total de quase 2.600 m² e conta com instalações físicas, e recursos humanos adequados à prestação de assistência especializada, humanizada e de alta complexidade a pacientes em estágio avançado do câncer.

O prédio disporá de consultórios, sala de ultrassonografia, laboratórios, farmácia, recepção, rouparia, almoxarifado, serviço de fisioterapia, nutrição e dietética e o Centro de Material e Esterilização. Haverá ainda um espaço dedicado ao Ensino e à Pesquisa, que contribuirá para estudos dedicados a trazer melhorias para a assistência.

Foto: Marcelo Souza /Ag.Pará