Foto: Luana Leão/G1
Por Tracy Costa, G1 Santarém
O caso suspeito de coronavírus (Covid-19) que estava sob investigação em Santarém, no oeste do Pará, foi descartado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sespa). No início da tarde deste sábado (29), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) havia emitido uma nota na qual descrevia o atendimento realizado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h a uma mulher de 47 anos.
A Sespa informou que a paciente foi excluída como caso suspeito por não atender a definição de caso de Covid-19 vigente visto que:
- Considerando o quadro clínico prolongado (15/02), visto que não é compatível com o quadro clínico dos casos ocorridos descritos nos relatórios da OMS e MS;
- Considerando que no período que ela esteve na Europa (05 a 12/02), não havia casos confirmados em Portugal e os 14 casos confirmados na França (11) e Itália (3) eram importados da China ou do Reino Unido e, desta forma, os referidos países não possuíam transmissão local do vírus estabelecida pela OMS e apenas passaram a integrar a lista de países monitorados pelo Brasil em 24/02/2020.
A paciente de 47 anos recebeu atendimento na UPA 24h na manhã deste sábado, após apresentar quadro gripal e informar que esteve recentemente na Itália. A equipe de plantão da unidade hospitalar realizou o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde.
A paciente já está em casa, e recebeu orientações de contato da equipe de vigilância epidemiológica da Semsa.