Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico, em um recorte apenas com veículos eletrificados, principal aposta das montadoras da China, de janeiro a julho o mercado nacional emplacou 94.616 veículos leves eletrificados, superando os 93.927 de todo o ano passado.
A BYD lidera esse movimento, com 25.692 veículos, seguida pela GWM, com 4.085. Chery e JAC também já estão presentes no Brasil. Nos próximos meses, o número de montadoras operando em território nacional deve dobrar, em um cenário de mercado ávido por tecnologia e preços competitivos.
Boa parte das montadoras já considera a instalação de fábricas no Brasil. A Neta chegará ao Brasil até o fim deste ano, apostando no mercado de SUVs. A marca escolheu o Neta X 100% elétrico para estrear no país. O modelo chega ao Brasil em três versões: 400, 500 e 500 Luxury. A autonomia da bateria foi homologada pelo Inmetro e permite rodar até 317 quilômetros sem a necessidade de carregamento.
Outro modelo é o Omoda e Jaecoo. A concorrência na categoria dos SUVs no Brasil ganhará um novo participante no início de 2025. A chinesa Omoda (lê-se “omôda”) desembarca aqui no primeiro trimestre do ano que vem, estreando com o SUV compacto Omoda 5 em versão elétrica.
Mais outro modelo será o Tank e Wey. Na China, a GWM opera suas marcas de forma independente da controladora. Assim, você compra um Haval, e não um GWM. No Brasil, a montadora optou por manter as marcas como modelos de carros, sob um único guarda-chuva.
Foto: Chery/Divulgação