Tomou posse na última terça-feira (11), na Câmara Municipal de Belém (CMB), a professora da rede pública de ensino Silvia Letícia Luz (Psol). Ela assume a cadeira do Zeca do Barreiro (Avante), que teve o diploma de vereador cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em dezembro do ano passado.
A cassação foi por descumprimento do percentual de gênero na eleição de 2020. Segundo Silvia Letícia, o mandato será exercido de forma coletiva e composto por trabalhadores de diversas esferas do funcionalismo público: Karina Lopes, da saúde, Wladimir Varela, do saneamento, Rayme Sousa, da assistência social, e Edvaldo Martins, dos cemitérios, serão os covereadores.
A prioridade do mandato coletivo na CMB será a luta por serviços públicos de qualidade, adianta Silvia. “Representamos os trabalhadores da educação do município de Belém e do conjunto do funcionalismo público. Porque é assim que a gente pensa o atendimento, a assistência ao povo pobre da nossa cidade, nas diversas áreas”, afirma.
A posse reuniu representantes de categorias de trabalhadores, movimentos sociais e grupos de cultura. “Iniciamos com um ato em frente à Câmara, que depois ocupou a Galeria do Povo para acompanhar a posse”, disse.
“Estou muito feliz em ter tomado posse na Câmara de Vereadores com essa equipe, com esses trabalhadores, com essa representação política que se fez presente, que foi lá e se posicionou ao nosso lado e disse que não vamos estar sozinhos nessa batalha”, destaca a professora.
Foto: Facebook Silvia