Home BACANA NEWS Brasil tem primeiro crescimento da produção industrial em quatro anos

Brasil tem primeiro crescimento da produção industrial em quatro anos

Brasil tem primeiro crescimento da produção industrial em quatro anos

A produção industrial brasileira voltou a crescer em 2017, ficando em 2,5% e rompendo uma sequência de três anos de contração, informou nesta quinta-feira o IBGE.

Em dezembro, o aumento da produção industrial foi de 2,8% em relação a novembro e de 4,3% em comparação com o mesmo mês de 2016.

Em 2017, todas as categorias fecharam com resultados positivos em comparação com 2016: bens de capital (+6%), bens intermediários (+1,6%) e bens de consumo (+3,2%), tanto duradouros (13,3%) como semiduráveis ou não-duráveis (+0,9%), precisou o IBGE.

O resultado, além disso, está em uma trajetória ascendente, segundo afirmou à imprensa André Macedo, responsável pelo relatório.

Macedo destacou a rapidez do crescimento, já que em julho de 2017 o acumulado de doze meses da produção industrial marcava uma contração de 7,7%.

O Brasil emergiu em 2017 de uma das piores recessões de sua história, com uma contração de seu PIB de 3,5%, tanto em 2015 quanto em 2016.

Este é o primeiro resultado positivo da produção desde 2013, quando cresceu 2,1%, mas, depois, houve três contrações: -3,0% em 2014, -8,3% em 2015 e -6,4% em 2016.

Fonte: istoe.com.br