O governo da Alemanha formalizou a doação de até R$ 136 milhões (ou 25 milhões de euros) para projetos de descarbonização da indústria no Brasil, com foco nos setores siderúrgico e cimenteiro, por meio da publicação de uma chamada pública.
Os projetos podem ser apresentados por empresas do mundo todo, e os finalistas serão selecionados pelos dois países e anunciados no final do ano. O montante está incluído na Iniciativa Internacional do Clima (IKI).
Trata-se de uma linha de cooperação alemã reativada após mais de cinco anos sem chamadas bilaterais e que deverá apoiar prioridades específicas do Brasil derivadas da Convenção-Quadro sobre a Mudança do Clima e de seu Acordo de Paris, bem como da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB).
Confira aqui a chamada. A iniciativa é um desdobramento da Declaração Conjunta de Intenção sobre a Parceria para uma Transformação Ecológica Justa Brasil-Alemanha, assinada no dia 4 de dezembro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo chanceler do país europeu, Olaf Scholz.
Foto: CNI – Miguel Ângelo