Boto Tucuxi abre a primeira noite do Çairé em Santarém

Quem abriu o Festival dos Botos no Çairé 2023 foi o @boto_tucuxi com um lindo espetáculo de arte e cultura do Povo Borari. Homenageado do Projeto foi o Fundador do Boto Tucuxi, Edilberto Ferreira. Figura importantíssima no crescimento do Tucuxi. Visualizou tudo o que hoje o Tucuxi é. Edilberto ao lado do amigo e presidente hoje Toninho Araújo e ex Boto Homem, figuras importantes no Festival do Boto.

Como o tema escolhido propõe “Yandé, o Sairé”, que na língua nativa dos Borari significa “Nós”, a união do povo que mantém viva a verdadeira essência do Sairé, se fez presente no Lago dos Botos na apresentação do Boto Tucuxi.

Para contar o seu enredo, o Tucuxi usou 12 alegorias [algumas gigantescas] ao longo da apresentação vibrante, marcada pelo passos ritmados do carimbó, pela cênica de cada um dos seus componentes e, principalmente, pela alegria contagiante.

Sob o comando e olhares atentos da Comissão de Artes composta por Allan Hills, Elivelton Corrêa, João Pedro Dias e Ludnéa Lobato, os 500 brincantes entregaram um belíssimo espetáculo ao público que lotou o Lago dos Botos. O espetáculo foi embalado pelo Regional Tucuxi (Yandé, a folia do Sairé!).

A banda Regional Tucuxi representa os foliões do Sairé, em que a oralidade dos antepassados e o repasse de geração para geração foram e são essenciais para a manutenção da tradição dos foliões do Sairé que tocam o reco-reco, xeque xeque, caixas e tambores.

O Çairé 2023 tem o patrocínio master do Instituto Cultural Vale, patrocínio da Equatorial Energia, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, Patrocínio de Devassa e Vivo através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Semear, Parceria do Banpará e Guaraná Tuchaua.

Com produção de Borari e Muiraquitã. A realização está sob a responsabilidade da Namazônia, Comunidade de Alter de Chão, Prefeitura de Santarém e Ministério da Cultura, Governo Federal.

Foto: divulgação