Duas escolas de samba dividiram, pela primeira vez, o título de campeãs do Carnaval 2024, em Belém. Trata-se da Associação Carnavalesca Bole-Bole, do bairro do Guamá, e a Embaixada de Samba Império Pedreirense, do bairro da Pedreira.
Foram quase duas horas de tensão durante a apuração, realizada no último andar da Aldeia Cabana. Ponto por ponto, os representantes das agremiações comemoravam ou se preocupavam com a nota de cada um dos 10 quesitos.
Eram eles: alegoria, bateria, comissão de frente, enredo, evolução, fantasia, harmonia, mestre-sala e porta-bandeira, porta-estandarte e samba-enredo. Com 199,8 pontos, a Bole-Bole e a Império Pedreirense foram confirmadas como campeãs do carnaval 2024, com o título do desfile de Belém sendo dividido pela primeira vez na história.
As duas agremiações empataram em pontos e em todos os critérios de desempate. Com o enredo “Juriê – A Fantástica Energia da Amazonia Paraoara”, a escola Bole-Bole se sagra bicampeã do carnaval (conquistou o título também em 2023), totalizando cinco títulos na história.
Já do lado da Império Pedreirense, a comemoração também era eufórica. A escola não conquistava um título há 20 anos. Com o enredo “Em Belém de Nazaré tem Reza, Batuque e Samba no Pé”, a escola comemora o sétimo título na história.
Foto: Dinei Souza – Agência Belém