Em alusão ao “Dia da Marinha”, comemorado no dia 11 de junho, a Marinha do Brasil promoverá uma série de eventos culturais, recreativos e sociais em Belém (PA).
Nos dias 10 e 11 de junho (sábado e domingo), os Navios-Patrulha “Bocaina” e “Guarujá” estarão abertos à visitação pública, no Cais da Escadinha, ao lado da Estação das Docas, das 9h às 16h. A entrada é gratuita.
No dia 11 de junho (domingo), o 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas promoverá a Corrida da Batalha Naval do Riachuelo. A largada será às 6h, em frente ao prédio histórico do Comando do 4° Distrito Naval, no bairro da Cidade Velha.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 7 de junho, no site centraldacorrida.app.br. O percurso, de 10 quilômetros, contemplará pontos turísticos como o Portal da Amazônia, o Complexo Feliz Lusitânia e o Centro Arquitetônico de Nazaré.
Além das modalidades geral masculino e feminino, serão premiadas as categorias assessorias, pessoa com deficiência e pelotões militares. Ainda no dia 11, a Banda de Música do 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas fará uma apresentação ao público, no Shopping Bosque Grão-Pará, às 19h.
O repertório inclui canções militares, como a Canção Cisne Branco, considerada como o hino da Marinha, além de clássicos da música popular. No dia 15 de junho (quinta-feira), o Comando do 4º Distrito Naval realiza a cerimônia militar de imposição da Medalha Ordem do Mérito Naval.
A data celebra a vitória brasileira na Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida em 11 de junho de 1865, um dos eventos decisivos da Guerra da Tríplice Aliança (1864 – 1870), causada por disputas políticas envolvendo a aliança entre Brasil, Argentina e Uruguai em oposição ao Paraguai. O evento será realizado no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar, para convidados.
Foto: Marinha