Pela primeira a capital paraense recebe o navio-aeródromo ou simplesmente navio porta aviões “Atlântico”, o maior de guerra da América Latina. Ele chega à capital paraense no próximo sábado (5) para reforçar a segurança de autoridades que participarão da Cúpula da Amazônia, evento que ocorre nos dias 8 e 9 de agosto.
O “Atlântico” é o maior navio da Marinha a atracar no porto da capital paraense em toda a história, com 208 metros de comprimento e 31,7 metros de boca (largura). A tripulação do navio-aeródromo é composta por 1.100 militares.
Ao final da Cúpula da Amazônia, o Navio-Aeródromo “Atlântico” segue para a região da foz do rio Amazonas, onde realizará operações e ações de guerra naval, visando ao controle de área marítima na região Amazônica. O “Atlântico” foi adquirido pela Marinha do Brasil em 2018, junto à Marinha Real Britânica.
Foi construído em meados dos anos 90 pelas companhias Kvaerner Govan e VSEL, na cidade portuária de Barrow-in-Furness, Inglaterra. Seu nome remete às grandes navegações portuguesas e atesta a relevância do Oceano na conformação da nação brasileira.
Foto: divulgação