O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Pará (Dieese-PA) divulgou neste mês de janeiro um estudo que mostra que Belém foi a cidade que mais gerou novos postos de empregos formais no ano de 2021 entre os municípios paraenses. Segundo o estudo do Dieese/PA sobre a geração de empregos formais em Belém, que analisou os meses de janeiro a novembro de 2021, a cidade teve um ano com cenário positivo.
Foram realizadas 101.662 admissões contra 87.252 desligamentos, gerando um saldo positivo de 14.410 postos de trabalhos. No mesmo período do ano de 2020, a capital paraense também apresentou saldo positivo de empregos formais, só que bem menor que o verificado no ano passado.
Em 2020, foram registrados 81.470 admissões contra 78.243 desligamentos, gerando um saldo positivo de 3.227 postos de trabalhos. O levantamento também mostrou os setores da economia que mais contrataram em 2021.
No ranking destacou-se o setor Serviços, com a geração de 6.300 postos de trabalhos; seguido do setor da Construção, com a geração de 3.775 postos de trabalhos; setor Comércio, com a geração de 3.749 novos postos; setor da Indústria em geral, com a geração de 441 vagas, e do setor da Agropecuária com 145 novos postos de trabalhos.
A capital paraense também teve bom desempenho entre as demais capitais da região Norte do Brasil na análise de geração de empregos formais, ficando atrás apenas de Manaus, capital do estado do Amazonas, que teve um saldo de 37.691 novos postos criados, enquanto o de Belém foi de 14.410.
Foto: Ascom Secom