A campanha Abril Azul começou nas Unidades Básicas de Saúde e Estratégias de Saúde da Família de Barcarena. A causa traz as informações fundamentais para mostrar para a população sobre o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Durante todo o mês, as unidades realizarão atividades educativas para levar informação para o público do dia, como aconteceu nesta sexta-feira, 01, na Estratégia de Saúde da Família do Cafezal.
O trabalho educativo começou com palestra da médica da ESF, Samara Costa. Em seguida, equipe multiprofissional da Atenção Básica seguiu com psicóloga, fonoaudióloga e nutricionista realizando palestra às pessoas. “Quanto mais informações, melhor pra gente falar sobre o autismo para a comunidade”, disse a coordenadora da ESF Cafezal, Tatiana Louzada.
“É preciso reconhecer os sinais na criança como: não olha para onde você aponta, não fala, não responde às tentativas de interação, não faz contato visual, podendo apresentar atrasos no desenvolvimento motor, entre outros. A partir daí, os pais já devem ficar atentos”, explica a fonoaudióloga Desyrreh Morais.
Com a psicóloga Ricelly Oda, foram repassadas informações, por meio de atividade de interação, sobre os mitos e verdades sobre o autismo, onde as pessoas puderam mostrar que aprenderam sobre o TEA. Já com a nutricionista Luciana Amaral, foi abordada a questão da alimentação aos autistas, que por vezes é diferenciada.
Mediante essas informações, ao notar os sinais, os pais devem procurar a Unidade Básica de Saúde do seu bairro, para triagem e abordagem primária. A partir daí, a criança será encaminhada para o diagnóstico e acompanhamento no Centro Especializado em Reabilitação – CER II, que ofertará apoio com equipe interdisciplinar, com objetivo de melhorar a interação social, a comunicação, comportamento e a funcionalidade.
Por prefeitura de Barcarena
Foto: prefeitura de Barcarena