A prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, iniciou os trabalhos da primeira equipe volante, específica para atender famílias ribeirinhas com dificuldade de acesso aos serviços públicos.
A equipe volante é uma equipe adicional do Centro de Referência de Assistência Social (Cras Arapari) para que os serviços da rede socioassistencial cheguem com mais facilidade às localidades mais distantes.
Composta por profissionais de serviço social, psicologia, pedagogia e educador social, a equipe volante do Cras executa o serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) que tem caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover o acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida”, explica a secretária de Assistência Social, Francinéa Dias.
No primeiro dia de visitas domiciliares, a equipe realizou atendimento social com as famílias inscritas no Cadúnico. “Nunca tivemos esse privilégio aqui na Ilha e agora estamos tendo.” comentou Edivane da Silva.
Para a assistente social da equipe, Elisângela da Silva, esse trabalho volante diminui as distâncias. “É a prefeitura levando políticas públicas para a população ribeirinha”, finalizou.
Foto: prefeitura de Barcarena