Foto: Bruno Amancio/GloboEsporte.com
Por Bruno Amâncio, GloboEsporte.com Pará
Depois de conseguir reabrir o Baenão nesta temporada, o Remo agora trabalha para voltar a ter refletores no estádio e poder receber jogos pela parte da noite. Gramado, vestiário e o alojamento dos atletas também também passam por manutenções.
Para instalar os refletores, o clube iniciou com a compra dos postes e da subestação. O dinheiro veio do lucro obtido no bar do estádio na partida contra o Atlético-AC, pelas quartas de final da Copa Verde. Em entrevista ao GloboEsporte.com, o diretor do Baenão, André Malcher, explica como está sendo feito o processo para que o Leão possa realizar jogos à noite no Evandro Almeida.
– A gente dividiu a parte de iluminação em quatro etapas. Estamos finalizando a segunda, na qual já colocamos o poste com a subestação e estamos fazendo todo o quadro elétrico com a caixa de força. Já passamos a fiação todinha, dividindo para onde vai, tanto para Toca (alojamento) quanto para a Almirante Barroso e os refletores. Finalizando isto, vamos para a parte dos quadros ligados nos postes dos refletores.
– A quarta (etapa) será entrar com os refletores. Pretendemos fazer em janeiro ou fevereiro, logo no começo do campeonato– completou André Malcher.
A parte de iluminação não é única manutenção que o clube está fazendo. Obras em outras áreas também estão sendo realizadas para preparar o estádio visando receber atletas daqui a pouco mais de uma semana.
– Estamos com uma lavanderia nova, que não tinha, e reformando os vestiários com armários novos. Também estamos reformando a sala do treinador, do executivo e da imprensa. Vamos mexer nos quartos para receber os atletas no dia 9, além do Nasp (Núcleo Azulino de Saúde e Performance), que vamos entregar agora dia 7.
O gramado do Baenão já recebe cuidados para 2020. Para ter um campo de jogo em boas condições, André Malcher conta que alguns especialistas estão ajudando nessa parte, como Mesquita, agrônomo e e ídolo do Leão.
– Quem está ajudando a gente é o Mesquista, que é engenheiro-agrônomo também. Ele está vindo de quatro em quatro dias aqui no Baenão. Até um professor da Ufra veio com toda a equipe dele, com três alunos. Ele tirou uma amostra do solo, vai dar uma analisada no trabalho que está sendo feito e vai nos acompanhar também.
Buscando arrecadar mais fundos para a instalação de novos refletores, o clube deve organizar uma ação de marketing em uma partida e espera contar com o apoio do torcedor azulino. O Baenão receberá jogos no Campeonato Paraense de 2020 mesmo sem a iluminação. A estreia remista no estadual está marcada para o dia 18 de janeiro, contra o Carajás.
*Estagiário, sob supervisão de Gustavo Pêna.