Segundo estudo produzido pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com base nos dados Ministério do Trabalho/CAGED, mais de 4 mil postos de trabalho formais foram gerados de janeiro a maio de 2023 no setor da indústria no estado do Pará.
Esse quantitativo representa o maior resultado de toda a Região Norte, com destaque para as movimentações registradas nos subsetores econômicas da indústria de Transformação e Extração. Entre os principais subsetores econômicos do segmento da Indústria no Pará, de janeiro a maio deste ano, que ganharam destaque, estão: o subsetor de Transformação da Indústria, o qual obteve o maior resultado positivo com a geração de 3.186 postos de trabalhos.
Em seguida veio o subsetor de Indústria Extrativas, que apresentou saldo positivo de 1.005 postos de trabalhos. No setor da Indústria em toda a Região Norte, nos cinco primeiros meses deste ano, foram feitas um total de 60.065 admissões, contra 53.060 desligamentos, gerando um saldo positivo de 7.005 postos de trabalhos.
O Pará teve destaque com saldo positivo de 4.098 postos de trabalhos, seguido do Estado de Rondônia, que gerou 1.174 postos de trabalhos e do Estado do Tocantins com saldo positivo de 616 postos de trabalhos.
Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará