Home BACANA NEWS Assentados de Abaetetuba recebem crédito rural para produção de açaí

Assentados de Abaetetuba recebem crédito rural para produção de açaí

Assentados de Abaetetuba recebem crédito rural para produção de açaí

Foto: Arquivo / Ag. Pará

Com informações da EMATER

Assentados da reforma agrária de Abaetetuba, na região Tocantins, estão tendo acesso a crédito rural específico para a categoria por meio do atendimento do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), em parceria com o Banco da Amazônia (Basa) e com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR). Das 72 ilhas do município, 27 são regularizadas como áreas de assentamento federal, com o registro de pelo menos sete mil famílias.

Ano passado foram contratados 300 projetos da linha A do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A meta para este ano é de 500. Tais projetos variam de R$ 20 mil a R$ 25 mil individualmente e são direcionados, em maior parte, ao manejo de açaizais nativos. As famílias com menos de três hectares e pertencentes à Colônia Z-14 são contempladas com recursos para pesca artesanal.   

“O Pronaf A é um crédito muito especial. É uma espécie de prêmio para o assentado, uma oportunidade real de geração de trabalho e renda, porque o governo absorve cerca de 40% do valor como subsídio e o restante fica a ser pago sob um juro mínimo: 0,5 % ao ano”, explica o chefe do escritório local da Emater em Abaetetuba, o técnico em agropecuária, Francisco de Assis.  O limite para pagamento é de até 10 anos, com três anos de carência.