As notícias exclusivas agora na Coluna do Bacana

Foto: Divulgação

Gaspar Viana
O serviço de psiquiatria do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna completou 32 anos em atividade. Essa foi a 1ª especialidade a ser implantada na unidade. O governador Helder Barbalho esteve no HC para anunciar que o espaço irá passar por obras. Serão construídos novos consultórios, revitalização da área verde, além da construção de novos espaços terapêuticos.

Mercúrio Alimentos

A Mercúrio Alimentos, do Pará, está entre os frigoríficos reabilitados para exportar para a Rússia. O anúncio foi feito hoje, entre os que podem exportar estão as gigantes JBS, Pamplona e BRF. A Mercúrio é a única empresa do setor que verticaliza a produção no estado.
Tem produção mensal de 6 mil toneladas de carne e subprodutos, o que representa em torno de 20 a 22 mil cabeças de gado abatidas ao mês.
A Rússia retirou a sobretaxa de 15% na importação por seis meses, até uma cota de 200 mil toneladas de carne bovina, mais 100 mil toneladas de aves e porco.
Singapura, Egito, Líbia, Arábia Saudita, Filipinas e Ilhas Maurício são alguns dos 40 países que a empresa exporta. Agora a gigante Rússia entrará na lista.

Rússia
Por falar em russos eles estão investindo aqui, com a empresa EuroChem Fertilizantes Tocantins em Barcarena. A EuroChem apresentou um crescimento de vendas de dois dígitos por oito anos consecutivos, atingindo 2,4 milhões de toneladas de fertilizantes vendidos em 2019, se consolidando como uma das empresas lideres deste setor no Brasil. Tem 750 funcionários.

Vagas
Essa semana foi publicado no DOE o início do processo licitatório para a escolha da banca do concurso da Sespa, 315 vagas, e da Fasepa, 67 vagas. As provas ocorrerão em Altamira, Belém, Itaituba, Marabá, Redenção e Santarém.

Médicos
Conselho Regional de Medicina aponta que no Pará existe apenas um médico para cada mil habitantes.
Significa que é a pior colocação nacional.

Candidato!?
Oswaldinho Assúnção ex-prefeito de Xinguara, pode ser candidato a deputado federal.

Assaí
A mega loja do atacado Assaí na antiga área da Importadora, próximo ao São José Liberto, inaugura dia 4.

Pebas
O prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, recebeu os certificados do Prêmio “Band Cidades Excelentes” nas categorias “Estadual” e “Eficiência Fiscal e Transparência” entre municípios acima de 100 mil habitantes. O Prêmio incentiva melhorias na realidade dos municípios através do reconhecimento de boas práticas da gestão pública e é uma parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila, que avaliou municípios de todo país.

Pebas 2
Por falar em Parauapebas, o pacote de obras que foi lançado pela prefeitura esse ano chegará a volumoso 1 bilhão de reais em recursos. Tem obras pra todos os gostos.

Pebas 3
Batido o martelo. O poderoso secretário de governo da prefeitura de Parauapebas, Keniston Braga, é candidato a deputado federal com o apoio de quase todas as lideranças políticas do município.

Federal
Marinor Brito também tentará uma cadeira na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Cerveja
Ronaldo Maiorana está transformando a sua antiga fábrica de refrigerantes, em uma cervejaria. Novas máquinas já chegaram. Agora partem para os últimos detalhes antes do lançamento.

Noel
Sábado próximo o Papai Noel desce no novo Castanheira Shopping. Faz parte da programação de aniversário do centro de compras, que também terá apresentações musicais e teatrais.

TCM
Dois deputados emedebistas, Carmona e Chamonzinho, não ficariam chateados se fossem ocupar a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios. Nem eu!

Federal
O ex-presidente da Alepa Marcio Miranda está inclinado a ser candidato a deputado federal. Se for, vai no olho do ex aliado Hélio Leite, atual federal e que sonha em se reeleger.
Na verdade há quem diga que será candidato pra isso mesmo, disputar e tirar Hélio do cargo.
Será?!

Olha o COVID aí
Oriximiná, Óbidos, Santarém, Rurópolis, Mojuí e Alenquer, ambas no oeste paraense, registram crescimento nos casos de COVID. Nesse novembro já morreram 20 pessoas em Santarém.

COVID, de novo
A diretora-Geral assistente da Organização Mundial da Saúde (OMS) para Acesso a Medicamentos, Mariângela Simão, afirmou que o mundo está entrando em uma quarta onda de casos de Covid-19. Ela disse sobre o Brasil; “Me preocupa bastante quando vejo no Brasil que tem discussão sobre a abertura do carnaval. Isso é realmente uma condição extremamente propícia para aumento da transmissão comunitária. Precisamos planejar já as ações para 2022”, disse Mariângela Simão na segunda-feira na abertura no Congresso Brasileiro de Epidemiologia.”

Mais COVID
Não será só Santarém que não terá festas de réveillon e carnaval. No estado de São Paulo 33 municípios já anunciaram que não terão.

Já em Belém
Haverá carnaval, liberado pela prefeitira, com regras sanitárias.

Em Portugal
O país voltou hoje a exigir apresentação de teste de COVID para quem quiser entrar lá. E a população terá de voltar a usar máscara.
Já em São Paulo as máscaras serão liberadas para espaços abertos.
Resumindo; um samba de doido!

Produção brasileira
A Netflix pretende investir pesado em produções brasileiras. Nesta terça-feira durante seu evento Mais Brasil na Tela, a gigante do streaming anunciou que irá investir em 40 ideias de filmes e séries nacionais para 2022.

UFC
Tem mais um paraense no UFC. É Rafael Alves, de Icoaraci, que ganhou a segunda luta pelo UFC e se prepara para a próxima que será na cidade de Houston, onde atualmente mora.
E por lá tá emburrado com o açaí com granola e banana que os americanos consomem. Morrendo de vontade do original paraense.

Mateus
Bragança e Canaã do Carajás vão ganhar lojas do Grupo Mateus.

Pontes
Até as Pontes deveriam saber: mulher com raiva, ainda mais por causa de nova namorada, é capaz de tudo. Até de fazer dossiê.
Deus me livre!

Pesquisa
Pesquisa interna de um partido que o Bacana teve acesso mostra Úrsula Vidal com 10% se for candidata ao Senado. Em primeiro lugar.
Os demais nomes aprecem com 6.5% pra baixo

Elas
Segundo dados do Registro Mercantil da Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa), 44% dos CNPJ’s foram abertos por mulheres de janeiro a novembro de 2021, contra 56% formalizadas por homens. A participação feminina na abertura de empresas no Pará tem aumentado. Esse número é maior que do ano passado, quando 42% das empresas tinham participação feminina. Entre os principais setores que as mulheres estão atuando estão o comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios (30,28%), seguido pelas atividades de serviço pessoal, como as de estética.

Empresas
Segundo os dados de janeiro a novembro de 2021, o Pará teve 76.972 de empresas abertas, com um crescimento de 7% em relação ao mesmo período de 2020. A quantidade de empresas abertas por mulheres do tipo MEI (Microempreendedor Individual) foi de 65.122, as Microempresas representam 11.934, a empresa de pequeno porte 3.299 e as sem porte definido foram 670.
Belém foi o município com maior crescimento em abertura de empresas neste no ano, com 72,33%, seguidos pelos municípios de Ananindeua com 24,91, Santarém com 13,68%, Parauapebas com 11,63% e Marabá com 10,44%.

O preço do gás
No acumulado de janeiro a outubro cresceu 32% o valor do botijão de gás em Belém. Já a inflação nesse período foi de 8,45%.
106 reais é a média do valor do botijão na capital.

Azul
Não existe previsão para o retorno do vôo Belém-Fort Lauderdale, que tínhamos da Azul Linhas Aéreas.
Enquanto isso quem quer chegar aos Estados Unidos paga uma nota preta, e faz um zigue zague danado entre várias cidades, antes de colocar o pezinho lá.
Voos que chegam a 16 horas. Ninguém merece.

Ananindeua
34 ruas do bairro Águas Lindas em Ananindeua estão recebendo obras de infraestrutura e saneamento, um investimento que o prefeito Dr Daniel está fazendo de 12 milhões.

Priante
O deputado Priante acaba de garantir os recursos para a construção do novo terminal rodoviário de Cametá.

Sal
Para as festas, as diárias em casas, essas meia boca, no Sal, estão pela hora da morte.
800 reais a diária mínima.
Valer, não vale. Mas tem quem pague.

Mônaco
O Grupo Mônaco já decidiu que fará a reforma total das duas unidades das concessionárias Fiat da região metropolitana. Os projetos estão prontos.

Projeto
Celso Sabino comemorou ontem a aprovação do projeto na Câmara dos Deputados, que prorroga a lei que isenta taxistas e pessoas com deficiência, sobre o IPI dos automóveis.

Arena
Uma arena de praia voltada para esportes praianos, está sendo erguida no estacionamento do Bosque Shopping. Inaugura dia 8 na frente da entrada do Roxy.

Arrecadação
A Receita Federal informou na quarta-feira, 24, que a arrecadação federal com impostos atingiu R$ 178,742 bilhões em outubro, com aumento real de 4,92% em comparação ao mesmo mês do ano passado.

Caripi
A obra de duplicação da estrada do Caripi, no trecho entre o trevo da Fazendinha e o pier, começou com o serviço de preparação do terreno para construção da nova pista. Nesta quarta-feira (24), as máquinas avançaram sobre a área que foi destinada para alargamento da estrada.
O prefeito Renato Ogawa vai dar cara nova à área, que terá estacionamento, ciclovia, canteiro central, pista para corredores e iluminação de led. A nova estrada vai melhorar o acesso e incrementar o turismo no Caripi.

OAB
O recém eleito presidente da OAB Eduardo Imbiriba, quer instalar auditório em todas as subseções da Ordem no interior.

Empreendedor
O Sebrae Pará e o Igeprev lançaram o Projeto Empreender, que tem o objetivo de orientar e treinar segurados interessados a abrir seu próprio negócio. O Sebrae será responsável pela capacitação dos aposentados interessados em abrir um negócio ou tornar mais lucrativo o que já possuem.
As orientações técnicas para abertura de negócios, empresas, estratégias de mercado e acesso a crédito, serão repassadas durante atendimentos personalizados, todas às quartas-feiras na sede do Igeprev em Belém.

Amor
Depois de tempos de trovoadas e trovões, Flexa e Jatene estão de amor de novo.

Pague Menos
A Aspeb Benefícios acaba de firmar parceria com a Pague Menos. Os clientes Aspeb poderão ter até 35% de desconto em produtos, na rede de farmácias.

Violência
Há mais de 30 dias que mais de 50% dos municípios do Pará não registram crime violento. A constatação está relacionada ao período de 06 de outubro de 2020 a 21 de novembro de 2021. A lista reúne 73 municípios – mais de 50% dos 144 existentes no Pará.
Dados da Secretaria Adjunta de Inteligente e Análise Criminal (Siac), vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup)

Selo
As Instituições de Ensino Superior (IES) UNAMA – Universidade da Amazônia e a Faculdade UNINASSAU Belém receberam a renovação do Selo de Responsabilidade Social. O título é concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

Refis
O Sistema Indústria aguarda com expectativa a aprovação pelo Câmara de Deputados do projeto do novo Programa de Recuperação Fiscal (Refis). O texto, já aprovado pelo Senado em agosto, parcela dívidas de devedores da União em 12 anos e perdoa juros e multas em até 90%. Pelo texto atual da proposta, o novo Refis permitirá a possibilidade de renegociação de débitos tributários para pessoas físicas e empresas, inclusive àquelas que se encontram em recuperação judicial e submetidas ao regime especial de tributação.

Censo
O Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA) realizou em novembro a apresentação do 14º Censo Imobiliário de Belém e Ananindeua com dados referentes ao terceiro trimestre de 2021, que demonstrou uma desaceleração no ritmo de lançamento de empreendimentos e das vendas de unidades habitacionais. As informações do Censo envolvem os lançamentos empresariais do setor, vendas, oferta final, preço e programa de habitação como ‘Casa Verde Amarela’ (CVA), antigo ‘Minha Casa Minha Vida’ (MCMV).

Censo 1
O trimestre, que corresponde aos meses de julho, agosto e setembro, apresentou 31 unidades lançadas, enquanto que na avaliação anterior deste ano, o quantitativo foi de 252, uma redução de 87,7%. Quando comparado ao mesmo período de 2020, em que houve 641 lançamentos, o recuo foi de 95,2%.
Já no número de vendas, nos três primeiros meses do segundo semestre de 2021, 441 unidades foram vendidas, um declínio de 14,7% em comparação a trimestre anterior, que vendeu 517 imóveis. Quando comparado ao mesmo período do ano passado, que contabilizou 595 imóveis vendidos, a redução foi de 25,9%.

Título
Montevideo virou praticamente terra paraense, tal o número de pessoas daqui que foram lá ver o Flamengo jogar contra o Palmeiras, pelo título da Libertadores da América.

Fofocódromo
Meia dúzia de shows nacionais estão marcados para acontecer no final do ano em Salinas. Mas…. Tem quem garante que o prefeito ainda está analisando se permite ou não as festas de réveillon.
A pressão pra ele liberar, é enorme.
Muitos interesse$.
Rs.