Home BACANA NEWS Arcon entrega 180 carteiras de meia passagem intermunicipal estudantil em Santarém

Arcon entrega 180 carteiras de meia passagem intermunicipal estudantil em Santarém

Arcon entrega 180 carteiras de meia passagem intermunicipal estudantil em Santarém

Por G1 Santarém

Foto: Hiroito Tapajara/Arquivo Pessoal

A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-Pa) realizou na manhã desta quinta-feira (22), em Santarém, no oeste do Pará, a entrega de 180 carteiras de meia passagem intermunicipal estudantil no auditório da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

A cerimônia de entrega contou com a presença da diretora financeira e tarifária, Denise Pimenta, responsável pelas carteiras no órgão, diretor de fiscalização e normatização – Ivan Bernaldo, deputado estadual Eraldo Pimenta (MDB), comandante do 3º BPM – coronel Tarcísio Costa, a supervisora Hitatiana Castro, responsável pela Arcon em Santarém, e a professora Marciana Góes que esteve no evento representando a Ufopa.

A Arcon integra a Comissão Gestora tripartite da Meia Passagem Intermunicipal, amparada pelo Decreto Estadual 2.123 /2010. O direito da carteira de interpass é para os estudantes que moram em um município e estudam em outro, os quais serão beneficiados com a meia passagem intermunicipal.

Para a emissão do documento, o estudante deve procurar a instituição de ensino superior e verificar se a mesma efetuou o cadastro na Arcon, preencher a ficha de solicitação e anexar os documentos, sendo eles: duas fotos 3×4, declaração ou atestado de matrícula e original e cópia do comprovante de residência atualizado (água, energia ou telefone), carteira de identidade (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF) que serão enviados ao órgão para emissão da carteira.

De acordo com o advogado da Arcon Santarém, Hiroito Tabajara, na entrega constatou-se um grande número de alunos quilombolas, indígenas e principalmente alunos da região da Calha Norte.

“Esse estudantes ficaram muito felizes por terem a oportunidade de utilizarem essa carteira e obterem a meia passagem quando forem rever suas famílias em suas cidades de origem”, observou Tabajara.

No evento também foi informado que casos os operadores não queiram reconhecer o direito dos usuários estudantes eles devem entrar em contato com a ARCON Santarém, localizado na Estação Rodoviária, ou, através da Ouvidoria, por meio do 0800-0911717 ou através do e-mail ouvidoria@arcon.pa.gov.br.

Além de que o Comandante do 3º BPM garantiu total apoio da instituição as ações da ARCON com o intuito de coibir abusos de operadores.