Home BACANA NEWS Aposentada comemora aniversario de 100 anos no Hospital Metropolitano

Aposentada comemora aniversario de 100 anos no Hospital Metropolitano

Aposentada comemora aniversario de 100 anos no Hospital Metropolitano

Ser longevo, chegar aos 100 anos e estar com a família é o desejo de muita gente. Mas poucos, de fato, podem fazer isso. Esse é o caso da agricultora aposentada Emirena Correa, que completou um século de vida neste mês, no dia 04. A comemoração foi esta semana. Emirena celebrou a nova idade com a família, em uma pequena cerimônia no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém (RMB) onde se recupera de um acidente doméstico.

Na unidade gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a aposentada ganhou o carinho das netas e dos filhos. Com a ajuda das profissionais do setor de Psicossocial, a família pôde comemorar  ao lado de Emirena. Quando jovem, a agricultora e o marido eram responsáveis pela plantação de alimentos como milho, mandioca e arroz em Curuçá, cidade do nordeste paraense.

A neta Andreia Correa acompanhou Emerina nos dias após uma cirurgia no fêmur. Apegada à avó, por quem foi criada, Andreia não poupou esforços para estar com a aposentada, a quem chama carinhosamente de mãe. Emerina é descrita pelos filhos como uma mulher guerreira, que enfrenta dores e tem na religião seu ponto de fé. “Ela é muito católica, reza o rosário todos os dias e quando os enfermeiros tentam tirar o terço da mão dela dizia ‘larga o meu rosário’”, contou.

Ao completar 100 anos, a aposentada se disse feliz e brincou com uma das filhas: “Só veio me visitar porque era meu aniversário, né (sic)?”. Viúva, a agricultora comentou com outra filha, dias antes do aniversário, a falta que sente do marido, falecido em março de 2009. “Ele me deixou sozinha aqui”, disse com a saudade de quem passou 70 anos ao lado do companheiro.

Para o filho, Valentim Correa, Emirena representa força. “Ela não se deixa abater, enfrenta a dor, não se entrega. É um exemplo para a gente, porque muitos sentem uma dor e se entregam. Ela enfrenta até onde puder”, falou carinhosamente.

A técnica de Enfermagem, Monayara Andrade, foi uma das colaboradoras que trabalhou para ajudar na recuperação da aposentada. A profissional conta que o cuidado com o idoso é um de seus interesses na área assistencial. “É um tipo de paciente que gosto de cuidar. É gratificante ter a oportunidade de cuidar de um ser humano que tem muitas histórias para contar”, finalizou.