Localizada na mina de Juruti, no oeste do Pará, a mineradora Alcoa World Alumina Brasil Ltda., recebeu da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará (Semas-PA), a Licença de Operação (LO), que autoriza a multinacional a iniciar a operação das Lagoas de Disposição de Rejeitos 8. A LO tem validade até 4 de abril de 2025.
A autorização foi publicada na edição desta quarta-feira (19), do Diário Oficial do Estado (DOE). De acordo com a empresa, o sistema de disposição de rejeitos da mina de Juruti segue normas rigorosas de controles de monitoramento, conforme prevê a legislação brasileira.
Esse sistema passa por análise de especialistas e aditado por profissionais técnicos internos. A Agência Nacional de Mineração (AMN), classifica o sistema de captação das lagoas como inerte e não nocivo à população. A Alcoa também tornou público que recebeu autorização de prorrogação da licença de instalação.
Isso, pelo prazo de sete meses, a contar do dia 5 de abril, para continuação das obras e realização de melhorias no sistema de drenagem e execução de hidrossemeadura da estrada de acesso entre a Planta de Beneficiamento e a área do Plato Capiranga Central, localizada na Mina de Juruti, na zona rural do município.
Foto: divulgação